Notícias

09
mai/23

Lugares especiais relacionados à Ordem de Santo Agostinho

Imagem
Imagem

O caráter missionário da Ordem de Santo Agostinho a distinguiu desde o início, e impulsionou muitos frades a viajar por lugares desconhecidas com o desejo singular de anunciar o Evangelho "até os confins da terra".

Os missionários agostinianos deixaram (e ainda hoje deixam) uma marca indelével não só no coração de inúmeros indivíduos, mas também nas vilas e cidades que, outrora, viram a primeira chegada de homens que deixaram tudo para dar a conhecer um amor sem limites.

Assim, o Gabinete de Comunicação da Cúria Geral, destacou alguns dos lugares mais especiais associados à Ordem no mundo.

- Ruínas da Igreja e Convento de Santo Agostinho (Goa, Índia)

Situada no sudoeste do "subcontinente indiano", Goa foi a antiga capital da Índia portuguesa durante o século XVI. Devido à sua importância econômica e localização geograficamente estratégica, Goa rapidamente tornou-se um centro de evangelização para toda a região, com Jesuítas e Franciscanos - assim como os nossos irmãos Agostinianos - a instalarem-se durante os séculos XVI e XVII.

Quando os agostinianos desembarcaram em 1597, iniciaram imediatamente a construção da igreja e convento de Santo Agostinho. O convento foi esvaziado em 1835, quando Goa foi atingida por uma série de epidemias. Da construção restam as ruínas e a torre sineira de 42 metros de altura.

- Basílica do Santo Niño de Cebu (Cebu, Filipinas)

Quando Magalhães chegou às Filipinas em abril de 1521, ele deu à rainha Juana de Cebu a imagem do Santo Niño para marcar sua conversão, e de seu marido, Rajah Humabon, ao catolicismo.

Esta imagem foi descoberta em uma caixa cerca de 40 anos depois, em abril de 1565, com a chegada dos primeiros agostinianos com a expedição de Legazpi-Urdaneta. Para abrigar a imagem do Santo Niño, a capela original foi imediatamente construída em Cebu pelo agostiniano Frei Andrés de Urdaneta, OSA, rapidamente seguida por um convento. O edifício atual data de 1739, tendo crescido consideravelmente em tamanho e estatura desde aquela primeira capela.

- Templo e antigo convento de Santiago Apóstolo de Ocuituco (Morelos, México)

Convento de Santiago Apóstolo de Ocuituco

Convidados pelos habitantes da região de Ocuituco que desejavam acolher ali uma missão evangelizadora, os Agostinianos decidiram estabelecer o seu primeiro local , o Mosteiro de Ocuituco, em 1533.

Em 1547 foram concluídas as obras do convento, que se manteve ativo até meados do século XVIII. Em 1965 a Ordem de Santo Agostinho voltou a administrar o prédio conventual e iniciou um processo de restauração de toda a estrutura. Em 1977 o claustro foi erigido como noviciado.

Desde 1994, a construção é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO como parte do roteiro turístico dos “Mosteiros nas Encostas do Popocatépetl”.

- Basílica de Santo Agostinho (Annaba, Argélia)

Inaugurada em 23 de outubro de 2013 após um longo processo de restauração, a Basílica de Annaba representa um local verdadeiramente único. Encontra-se, antes de mais, na terra natal de Santo Agostinho como monumento físico do lugar onde passou parte da sua nesta vida.

É, também, um símbolo de paz e harmonia entre povos de diferentes culturas e religiões. Como afirmou Monsenhor Paul Desfarges, Bispo de Constantine durante a cerimônia de inauguração, “a Basílica deve permanecer a serviço do diálogo entre as duas margens do Mediterrâneo”.

A construção original remonta ao final do século XIX, embora a basílica não tenha sido inaugurada até 24 de abril de 1914. Diz-se que o local foi escolhido por sua proximidade com o local da Basílica Pacis original construída pelo próprio Santo Agostinho, e onde morreu em 430 durante a invasão da Província Romana da África, pelos vândalos.

- San Pietro in Ciel d'Oro (Pavia, Itália)

Por volta de 722, as veneráveis ​​relíquias de Santo Agostinho, que estavam na igreja de San Saturnino em Cagliari, na Sardenha, por mais de 200 anos, foram transferidas para a cripta da igreja de São Pedro, em Pavia, na Itália, para impedir que caíssem nas mãos dos invasores sarracenos.

Agostinho ainda jaz na igreja, embora tenha sido transferido da cripta em meados do século XIV para um mausoléu no edifício - uma obra de extraordinária beleza.

O santuário de Agostinho em Pavia tornou-se rapidamente um local sagrado de peregrinação, e milhares de peregrinos têm viajado para lá para venerar o bispo de Hipona, doutor da Igreja Universal.

- Escola Santo Thomas de Villanova de Manokwari (Papua, Indonésia)

Em 1953, os franciscanos transferiram a missão de Nova Guiné, de toda a península de Vogelkop para os agostinianos, e o Frei Piet Van Diepen, OSA, foi o primeiro bispo de Manokwari de 1966 a 1988.

Atualmente, a Ordem de Santo Agostinho conta com sete obras em Papua-Barat, divididas entre conventos e colégios, além de algumas paróquias que atendem as diversas comunidades católicas da ilha.

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.