Durante a Jornada de Formação Agostiniana para educadores, promovida pelo Colégio San Agustín, de Santiago, Chile, o Frei Arthur Vianna Ferreira, OSA, ministrou palestras nos dias 24 e 25 de fevereiro, pela plataforma Zoom.
“A Escola Agostiniana é fundamentalmente uma escola de valores humanos e cristãos a partir da experiência de Santo Agostinho”.
No primeiro de formação, Frei Arthur falou sobre os “Princípios pedagógicos agostinianos e sua validade atual”. Frei Arthur ressaltou que na escola, somos todos agentes pastorais, para além da função específica de cada um. Em relação à Pedagogia Agostiniana, ressaltou que o “estilo agostiniano” é dinâmico. Um estilo adequado, aberto ao que se passa na sociedade e na cultura. A escola imersa em seu tempo específico.
A Escola Agostiniana tem como atividade “Aprender a pensar e amar, a fazer e a compartilhar ...”; a fusão de afetos e saberes. E uma característica das nossas escolas é acreditar na transcendência do outro". Se um educador não acredita nas capacidades do outro, não está em sintonia com o estilo agostiniano de educar. Salienta a importância de sair do escritório e partilhar; “A proximidade é algo forte para os agostinianos”.
A escola em diálogo
A escola é baseada na razão e nos sentimentos. Na busca pela Verdade, afeto e razão são mobilizados. A “experiência do todo”: se cada um fizesse o que sabe fazer – mesmo fazendo bem –, ainda faltaria a ligação com o todo e com o resto da comunidade educativa. A ideia de comunidade em que um projeto e ideais comuns são compartilhados. A educação não se refere apenas aos aspectos cognitivos, mas a criança, o aluno, deve se desenvolver de forma abrangente. Isso também aponta para sermos “agora seres”, este é o nosso campo de relações e ações. O virtual também é real. “Falamos mal da questão virtual, sem levar em conta que também é real; “O que muda é o tempo e o espaço” (na verdade a conferência é virtual, mas somos todos reais, portanto com a modalidade híbrida típica da época da pandemia que as escolas tiveram que implementar).
Escola de colegas
Ser feliz é um grande ideal para cada pessoa, chegar a esse estado para sempre é muito difícil; mas um estado de "bem-estar" na escola é um imperativo alcançável. Ensine a viver bem (a vida envolve muitos estados ou situações, depois aprenda a estar em cada um deles); ensinar a desenvolver-se integralmente e, a partir dos valores da verdade, da liberdade e da amizade, "ser feliz" em sentido profundo, que é quase um estado de graça e de gratidão pela vida, pela vida; muito mais do que um contentamento ou um estado temporário de felicidade da exterioridade. Na Escola Agostiniana, também podemos entender a felicidade como uma realidade de bem - estar , no melhor sentido da palavra, porque o termo felicidade expressa algo muito amplo para o qual o ser humano tende.
Escola que afirma Deus e os valores do Espírito
A Escola Agostiniana não é uma escola estática, mas dinâmica, aberta à mudança. É a escola da amizade (um valor muito importante para a pedagogia ou o estilo agostiniano de educar e viver), de um clima de amizade. É claro que não devemos ser todos “amigos” (na vida concreta poucos são os amigos), mas sim viver em um “clima de amizade”, de fraternidade, para o qual todos devemos contribuir para criar e manter.
A Escola Agostiniana é fundamentalmente uma escola de valores humanos e cristãos a partir da experiência de Santo Agostinho.
A escola agostiniana que acredita e educa a partir do amor
Um dos lemas da escola é "educar com o coração". A Escola Agostiniana “acredita e educa a partir do amor”. Sem ela não há educação agostiniana, e ela já está encarnada no signo agostiniano do coração, a chama e o livro. Sem dúvida, não só os professores agostinianos educam a partir do amor, mas, para a pedagogia agostiniana, este é um princípio declarado, explícito, essencial.
Escola que oferece clima de amizade
Na realidade, esses princípios estão interligados. Diálogo, educar a partir do amor, ensinar a viver e ser feliz, tudo isso traz amizade. A experiência de San Agustín com seus amigos Alípio e Possídio, deve se refletir nas escolas agostinianas. É um princípio estabelecido numa experiência muito profunda do Bispo de Hipona.
Escola que te convida a descobrir a verdade por meio do estudo e do comprometimento
A pedagogia agostiniana convida ou leva a buscar a Verdade, inspirada em Santo Agostinho, o "buscador da Verdade" por excelência. O estudo, o conhecimento, a ciência aparecem no signo das escolas agostinianas (o coração ardente e o livro), representando esta dimensão de todas as escolas agostinianas. E este “convite” é feito a partir da experiência, da sua relação com outros valores como a amizade: “A escola que está na chave da amizade abre-se à solidariedade com o seu meio”. “Nossos alunos devem ver que vivemos amizade ...”. “Posso viver num clima de amizade com todos ...”. “O clima de amizade é criado com a vontade de criar laços”.
Escola que convida ao pensamento crítico como garantia de liberdade
Na Escola Agostiniana há ou deveria ser dada a oportunidade do pensamento crítico, da análise do que acontece, em relação à sociedade em que vivemos, ao tempo em que existimos; em nosso relacionamento com os outros. O pensamento crítico é o discernimento sobre as decisões que tomamos. Tudo isso a partir da liberdade que é “a concordância da vida (cultura, política, etc.) e da Verdade”.
Este princípio, como os anteriores, baseia-se na experiência de Santo Agostinho, de pensar criticamente o seu tempo e as circunstâncias, sendo, no entanto, muito atual. O buscador da verdade não pode deixar de ter esse pensamento analítico da liberdade e que é uma garantia de liberdade interior.
Os valores do educador agostiniano foi o tema do segundo dia de trabalhos.
“Explore e reconheça o que está dentro de você. Suas roupas e sua carne são externas a você. Desça para a câmara secreta de sua consciência. Se você se exilar de si mesmo, como poderá se aproximar de Deus? " (Santo Agostinho, Tratado sobre o Evangelho de São João, 23, 10 ).
O caminho da interioridade é caracterizado por três momentos: 1) não se deixar, 2) voltar ao coração e 3) transcender a si mesmo. Uma síntese do processo de interioridade de santo Agostinho seria em “Conheça-se, aceite-se, supere-se”, frase extraída da experiência de santo Agostinho, que não escreveu um tratado especial sobre o educador, no sentido de criação de um modelo escolar específico; Muitos de seus ensinamentos foram retirados de suas falas, reflexões e escritos ao longo de sua vida, mas neste caminho para a interioridade está a chave da educação agostiniana, reconhecendo no homem que nele reside o Mestre do Interior, o Verdadeiro, Deus. A transcendência do ser humano. "Não saia de si mesmo; entre em você mesmo ”( A verdadeira religião39, 72-73); Aceite sua imperfeição. É o primeiro passo para a perfeição ”( Sermão 42, 10); «Enquanto não se conhece, não pode amar os outros » ( Carta 30, 4).
Explica o processo interior de Santo Agostinho, que emerge da experiência do Bispo de Hipona. "De minha parte, me afastei de você e vaguei ... e me tornei um lugar miserável" ( Confissões 2, 10, 18). A importância da interioridade em ou para com Deus ... Uma frase a recordar que envolve ou é transversal a toda a escola agostiniana: “A visão religiosa da vida ajuda muito a viver” (P. Arthur Vianna F.). Outros na mesma linha: “Os sentimentos são movimentos da alma em nossa direção e em direção aos outros”; “Somos sempre um projecto, não há nada de definitivo”, em que nos fala da mudança do ser humano e de tudo na realidade. A compreensão disso leva a ver o aluno também em suas projeções e transcendências.
Quanto à superação: “Não podemos descansar no que somos”, estamos sempre a caminho. “Enquanto houver vontade de lutar, há esperança de vencer”; "Sempre tente progredir, não importa a sua idade." O estilo agostiniano dá a nós educadores a oportunidade de ajudar crianças e jovens a se conhecerem, se aceitarem e se aperfeiçoarem. É sempre um desafio, e "sempre" não é estático, significa dar um "sim" todos os dias.
Por fim, nesta segunda parte, foi realizado um trabalho em equipe a partir de algumas imagens: uma semente plantada, então crescendo e se superando cada vez mais como metáfora do processo de desenvolvimento humano. De que forma o professor agostiniano educa seus alunos para que se conheçam, se aceitem e se aperfeiçoem?
O Frei Arthur Vianna disponibilizou em PDF o livro “Onde há unidade, há comunidade. Educação agostiniana na América Latina ” , uma publicação sobre a educação agostiniana na América Latina que contém os documentos e conclusões do Congresso Internacional de Educação da Organização dos Agostinianos da América Latina (OALA) durante os últimos quatro anos, que também inclui uma apresentação do Pe. Fray Yuliano E. Viveros A. de Chile, Secretário-Geral da OALA (2019-2023).