Para fortalecer o trabalho pastoral por meio das mídias digitais, sobretudo neste tempo de distanciamento social, a Fraternidade Agostiniana Santo Tomás de Vila Nova, de Belo Horizonte, promoveu o workshop Homens da Palavra, para os formandos do noviciado e pré-noviciado. O evento foi realizado no dia 17 de agosto e contou com especialistas de diversas áreas da Comunicação.
Os freis Anderson Domingues, OSA e Tailer Ferreira, OSA, conduziram a oração inicial e, em seguida, iniciou uma videoconferência com o jornalista e seminarista da Arquidiocese de Aparecida, José Eymard Miranda Leite Sobrinho, sobre a Teologia da Comunicação, a partir do capítulo dois do Diretório de Comunicação - Documento 99 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). José Eymard enfatizou a importância de, na Comunicação, se reconhecer e valorizar a dignidade das pessoas. E citou Jesus como modelo de comunicador. "Toda a comunicação da Igreja se fundamenta na comunicação da própria Trindade. Deus se autocomunica em nós e nós devemos comunicá-lo, assim, em nosso trabalho no mundo da comunicação".
Em seguida, foi a palestra presencial com a Fonoaudióloga Marisa Daniel, que falou sobre os cuidados com a voz, o timbre vocal, os vícios pronúncia das palavras e passou exercícios que auxiliam nessas correções.
Para aprimorar a interação com os públicos nas mídias digitais, os profissionais Érika Gonçalves, Iraci Laudares e José Márcio Cruz, da equipe de Comunicação Institucional da Província, apresentaram técnicas para gravação de vídeos, transmissões ao vivo, produção de conteúdo para redes sociais, postura e imagem pessoal. No final, teve uma parte prática e a avaliação dos conteúdos.