Notícias

25
abr/22

Frei Rivandro Nascimento Silva é ordenado presbítero

Imagem
Imagem

Em Soledade, na Paraíba, o Frei Rivandro do Nascimento Silva, OSA, foi ordenado presbítero (padre), em uma celebração muito especial, dia 23 de abril, presidida por Dom José Ruy Gonçalves Lopes, OFMCap, bispo de Caruarú (PE), na centenária Igreja Senhora Santa Ana. Participaram da celebração, o bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, dom Adriano Ciocca Vasino, nosso Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, freis da nossa Província, padres, religiosos, religiosas, familiares e amigos.

Frei Luiz destacou que a ordenação presbiteral do Frei Rivandro é um momento precioso e muita graça para a igreja, para todos nós. "Querido Frei Rivandro, lembre-se sempre disso: tudo tem seu tempo
e no tempo de Deus você fara cada vez mais frutificar aquilo que é verdadeiro em seu coração, agora como presbítero da nossa santa Igreja."

Dom José Ruy comentou as etapas do rito de ordenação e disse que Deus nos toca através de realidades materiais, e através dos dons da criação - instrumentos de encontro entre nós e ele mesmo, que nos assume ao seu serviço. "Deus não manipula a liberdade de ninguém. Ele nos emancipa, através de nossa liberdade, a segui-lo. Queremos hoje, frei Rivandro, com muita alegria, agradecer o amor misericordioso de Deus que mais uma vez chama um dos seus filhos para o ministérios sacerdotal."

"Continuem rezando por mim como sempre rezaram desde o meu tempo de Infância Missionária e por toda a minha caminhada até aqui. Pela bondade, misericórdia e grandeza de Deus aqui estamos para testemunhar suas maravilhas", disse o Frei Rivandro.

Rito de ordenação:

De acordo o Pontifical Romano, o rito de ordenação sacerdotal ou presbiteral, é dividido em seis etapas dentro da Celebração Eucarística: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos, entrega da patena e do cálice, seguidas do abraço da paz pelo bispo e recepção do novo presbítero pelos seus irmãos padres.

Pela imposição das mãos Dom José Ruy conferiu os dons do Espírito Santo ao Frei Rivandro para a missão que ele exercerá na Igreja. Na sequência os demais sacerdotes, um a um, também impuseram as mãos sobre o Frei Rivandro, como expressão de participação no mesmo presbitério. Então o bispo proferiu a oração consacratória presbiteral. A seguir, Frei Rivandro foi revestido com a estola presbiteral e a casula. Outros pontos que se destacam na celebração, foram a reza da Ladainha, com o Frei Rivandro prostrado ao chão, e a unção das palmas das mãos com o óleo do Santo Crisma. 

Na Igreja Católica, o presbítero (padre) é aquele que recebe o Sacramento da Ordem em seu segundo grau, sendo o primeiro grau o de diácono e o terceiro grau o de bispo.

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.