Notícias

15
out/21

Frei Rivandro do Nascimento Silva, OSA, é ordenado Diácono

Imagem
Imagem

Durante celebração Eucarística presidida por Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT), dia 12 de outubro - Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o Frei Rivandro Nascimento Silva, foi ordenado Diácono da Igreja na Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil - Ordem de Santo Agostinho (OSA). Um momento importante e muito especial que contou com a participação do Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, freis da nossa Província, freis da Fraternidade Pedro Casaldàliga e de outras regiões da nossa Província, padres, religiosos, religiosas familiares, amigos e comunidades da Catedral Nossa Senhora da Assunção. A celebração foi realizada no Centro Comunitário Tia Irene, em São Félix.

Frei Rivandro escolheu como lema de ordenação “Para levar vida e esperança” (Is 42,6).

Dom Adriano ressaltou em sua fala que, em sua missão, o Diácono deve servir, principalmente, aos pobres e aos que não têm vez, nem voz. E destacou como pontos importantes para a Vida Religiosa: seguir Jesus e dar testemunho de Sua Palavra na comunidade onde estiver; ser uma pessoa de oração, que vive em comunhão e vive em cristo; estar sempre junto com o povo, e encontrar Cristo nos pobres e naqueles que a nossa sociedade rejeita e marginaliza.

Agradecido pela acolhida na comunidade e por todos que o acompanham em sua missão, Frei Rivandro lembrou que na infância recebia o cuidado dos irmãos mais velhos e que no Seminário ganhou irmãos mais novos. "Hoje esses irmãos cuidam de mim", disse.

Frei Luiz Antônio ressaltou que todos nós somos servidores, e onde quer que estejamos, sempre é possível servir de alguma forma." Como Jesus, nós também devemos estar neste mundo para servir. Devemos estar sempre disponíveis…". E disse ao Frei Rivandro que "na simplicidade e na presença na comunidade ele possa exercer seu ministério e missão". Também destacou os mais de 40 anos de missão e presença agostiniana na Prelazia de São Félix do Araguaia.

Veja como foi a celebração:

Sobre o processo de formação:

processo de formação inicial na Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil é realizado, geralmente em oito anos, passando pelas etapas do Aspirantado, Pré-noviciado, Noviciado e Professório. Após a Profissão Solene, o religioso é assignado a uma das comunidades da Província e, se vocacionado ao Presbiterado, prepara-se para as Ordenações Diaconal e Presbiteral.

Com a Ordenação Diaconal, o religioso recebe o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Como nos recorda o Vaticano II, "é próprio do Diácono, segundo for indicado pela competente autoridade, administrar solenemente o Batismo, guardar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar o Matrimônio em nome da Igreja, levar o viático aos moribundos, ler aos fiéis a Sagrada Escritura, instruir e exortar o povo, presidir ao culto e à oração dos fiéis, administrar os sacramentais, dirigir os ritos do funeral e da sepultura. " (Lumen Gentium, 29)

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.