A Ordenação Sacerdotal do Frei Renato de Freitas, OSA, foi um momento especial, de grande alegria para a Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil e a Ordem de Santo Agostinho (OSA). Centenas de pessoas de diversas cidades brasileiras participaram da cerimônia que também foi transmitida pelas redes sociais, sexta-feira, 10 de janeiro, na Igreja Nossa Senhora da Apresentação, em Limoeiro, Pernambuco. A ordenação foi presidida por Dom Limacêdo Antônio da Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de Recife e Olinda (PE).
Dom Limacêdo iniciou a celebração desejando: "que esta noite de bênção, de paz e de luz, santifique a todos. E que o ministério do Frei Renato contribua, cada vez mais, para o reino de Deus a ele confiado”.
De acordo o Pontifical Romano, o rito de ordenação sacerdotal ou presbiteral, é dividido em seis etapas dentro da Celebração Eucarística: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos, entrega da patena e do cálice, seguidas do abraço da paz pelo bispo e recepção do novo presbítero pelos seus irmãos padres.
Pela imposição das mãos Dom Limacêdo conferiu os dons do Espírito Santo ao Frei Renato para a missão que ele exercerá na Igreja. Na sequência os demais sacerdotes, um a um, também impuseram as mãos sobre o Frei Renato, como expressão de participação no mesmo presbitério. Então o bispo proferiu a oração consecratória. A seguir, Frei Renato foi revestido com a estola presbiteral e a casula, trazida por sua mãe, Dona Guiomar. Outros pontos marcantes da celebração, foram a reza da Ladainha, com o Frei Renato prostrado ao chão, e a unção das palmas das mãos com o óleo do Santo Crisma.
A comunidade homenageou o Frei Renato com a leitura de uma carta em que ressaltou sua caminhada na vida da Igreja local, desde jovem, lembrando sua atuação no ministério de música, nas pastorais e na Renovação Carismática Católica. Também foi ressaltada sua presença sempre amorosa e fraterna, o cuidado com os enfermos, com as famílias e a dedicação às comunidades de Limoeiro. "O Senhor fez maravilhas em sua vida, Frei Renato. Estamos muito alegres e emocionados por tê-lo como sacerdote. Toda a cidade hoje o abraça", disse a leitora.
No encerramento, o Frei Renato agradeceu a presença de todos os amigos da Província, de seus familiares e de todos que participaram desse momento único e tão especial. E disse: "Limoeiro, minha cidade Natal, é meu porto seguro, lugar que me acolheu desde sempre. Que eu possa colocar a minha vida em suas mãos Senhor. Cuida de mim!"
Confira as imagens:
Facebook
Província da Consolação
Agostinianizar - Promoção Vocacionaç Agostiniana
Instagram @província da Consolação @agostinianizar
Flickr (não é necessário ter redes sociais) Província Agostiniana NSRA Consolação