Notícias

05
jun/21

Frei Maksuel Gomes Costa, OSA, é ordenado presbítero

Imagem
Imagem

O Frei Maksuel Gomes Costa, OSA, foi ordenado presbítero (padre) em uma celebração muito especial presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, e concelebrada pelo Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, pelo Frei Márcio Antônio Vidal de Negreiros, OSA, e outros presbíteros presentes na Igreja Cristo Redentor, em Belo Horizonte (MG), dia 5 de junho.

Ocasião de muita gratidão e alegria para a Ordem de Santo Agostinho - Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil, a celebração contou com a presença de freis da nossa Província, familiares e amigos do Frei Maksuel. A participação presencial foi restrita devido à pandemia de Coronavírus, mas a celebração foi transmitida pelas mídias sociais para que todos pudessem acompanhar.

Dom Joaquim Mol disse ao Frei Maksuel que é preciso ser o tempo inteiro misericórdia no exercício do ministério. E sempre dedicar atenção às comunidades, fundando e multiplicando novas, pois é nelas que as pessoas fazem a experiência mais profunda de Deus. Também agradeceu aos pais do Frei Maksuel, senhor Joaquim e senhora Marizélia, pelo desapego e a pela coragem de entregar o filho para a missão de servir à Igreja. "Parabéns por não terem retido para vocês quem vocês amam. Uma família de cristãos gera muitos outros cristãos.”

O Frei Luiz Antônio agradeceu a Dom Joaquim Mol pela presença amiga e fraterna. E ressaltou que o Frei Maksuel escolheu para o rito leituras que realmente expressam sua espiritualidade, testemunho e disponibilidade.

Em sua fala, o Frei Maksuel lembrou que “tudo começou como um chamado. Como uma música suave que tocava a cada dia: vem e segue-me. E ainda sem saber para onde aquela música me levaria, eu dei o meu sim. Muito cedo deixei minha família e me coloquei em um caminho de discernimento e busca. E como caçador de mim, fui me encontrando. E encontrando as pegadas de Deus em mim”.

Rito de ordenação:

De acordo o Pontifical Romano, o rito de ordenação sacerdotal ou presbiteral, é dividido em seis etapas dentro da Celebração Eucarística: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos, entrega da patena e do cálice, seguidas do abraço da paz pelo bispo e recepção do novo presbítero pelos seus irmãos padres.

Pela imposição das mãos Dom Joaquim Mol conferiu os dons do Espírito Santo ao Frei Maksuel para a missão que ele exercerá na Igreja. Na sequência os demais sacerdotes, um a um, também impuseram as mãos sobre o Frei Maksuel, como expressão de participação no mesmo presbitério. Então o bispo proferiu a oração consecratória presbiteral. A seguir, Frei Maksuel foi revestido com a estola presbiteral e a casula.

Outros pontos que se destacam na celebração, foram a reza da Ladainha, com o Frei Maksuel prostrado ao chão, e a unção das palmas das mãos com o óleo do Santo Crisma.
Na Igreja Católica, o presbítero (padre) é aquele que recebe o Sacramento da Ordem em seu segundo grau, sendo o primeiro grau o de diácono e o terceiro grau o de bispo.

- Confira a celebração completa aqui:

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.