Neste Dia do Estudante, 11 de agosto, cumprimentamos, com alegria, o Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA pela defesa de sua tese de doutorado com o tema "A sobrevivência do Gnosticismo na contemporaneidade - O corpo e a carne: dimensões constitutivas do humanum", pelo programa de Pós-graduação em Teologia da FAJE - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia.
Participaram da banca de defesa os professores Geraldo De Mori (orientador), Afonso Murad (presidente), Eugênio Rivas Perez (visitante), Sinivaldo Silva Tavares (visitante), João Manoel Correia Rodrigues Duque (visitante) e Zuleica Aparecida Silvano (suplente).
“Ama apaixonadamente o conhecimento”
(Santo Agostinho, Carta 120,13)
Prior da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil e Presidente da Sociedade Inteligência e Coração - mantenedora dos colégios e obras sociais agostinianas da nossa Província, Frei Luiz também é Filósofo, Teólogo, Historiador, Escritor e Professor.
Mestre em Teologia e Ciências Patrísticias pelo Institutum Patristicum Augustianianum, de Roma. Professor há mais de 30 anos, com atuação no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA) e na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), leciona temas relacionados a Santo Agostinho, Espiritualidade Agostiniana, Patrologia e Teologia Sistemática.
É membro do Institutum Historicum Augustinianum, de Roma, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, e co-coordenador do Projeto História da Arquidiocese de Belo Horizonte. E, com a aprovação de sua tese, tornou-se doutor em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).
Parabéns, Frei Luiz!