Notícias

05
set/22

Frei Felipe dos Santos Barbosa é ordenado presbítero

Imagem
Imagem

Frei Felipe dos Santos Barbosa, OSA, foi ordenado presbítero (padre), dia 3 de setembro, em uma celebração muito especial presidida por Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e concelebrada pelo nosso Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, na paróquia São Pedro Apóstolo, em São Bernardo do Campo/SP, com a participação de freis da nossa Província, padres, religiosos, religiosas, familiares e amigos.

"Que você se torne testemunho luminoso de vida, cada vez mais, para as pessoas com as quais você conviver", disse Dom Nivaldo ao Frei Felipe durante a celebração. E ressaltou que, diante do altar e de todos, Frei Felipe apresentou o seu sim generoso, amadurecido e livre para ser ordenado presbítero, com uma formação amadurecida, completa e fecunda adquirida na família agostiniana. "Deus misericordiosamente o olhou do alto e entre tantos o escolheu para enviar em missão, para ser sal e ser luz, para conferir sabor e conservar. Para iluminar, carear e fazer brilhar." E explicou que, o sal na medida certa dá um sabor incrível aos alimentos. Que o sal também simboliza a amizade, a aliança, a troca, a moeda de pagamento. "Você está sendo ordenado para iluminar, porque você, pelo batismo, é luz. Então, você está sendo aceso com essa ordenação para que possa brilhar a unção presbiteral, para sustentar o brilho da sua fé.", completou.

Em seu pronunciamento, Frei Felipe destacou o lema escolhido para este dia tão especial "O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem temerei?" (Salmo 27,1). Disse não ter sido escolhido por seus méritos ou direitos, virtudes ou habilidades. "Sem dúvida alguma havia gente mais capaz, mais inteligente, mais dinâmico, até mais cordial e empático. Mais paciente e com muito mais vigor do que eu", e que, contudo, Deus o escolheu, o chamou e ele aqui está. E elucidou com uma citação de Santo Agostinho: "se me sinto cristão de verdade, declaro-me perfeito e imperfeito. Imperfeito porque ainda não alcancei o que desejo. Perfeito porque ao menos sei o que me falta" (Comentário ao Salmo 38). E que, desta forma, se constitui agora presbítero para a igreja, em estado permanente de missão.

Frei Luiz Antônio desejou ao Frei Felipe, em seu ministério, um coração aberto para servir com alegria, seguindo o que Deus pedir de sua vocação. "Que o Senhor continue sendo sempre a sua luz e a sua salvação. Deus te abençoe" e confirmou que o Frei Felipe continuará seu ministério na Paróquia Cristo Redentor, em Belo Horizonte/MG.

Clique aqui e confira as imagens: https://flic.kr/s/aHBqjAeg9v

Assista aqui:

Rito de ordenação:

De acordo o Pontifical Romano, o rito de ordenação sacerdotal ou presbiteral, é dividido em seis etapas dentro da Celebração Eucarística: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos, entrega da patena e do cálice, seguidas do abraço da paz pelo bispo e recepção do novo presbítero pelos seus irmãos padres.

Pela imposição das mãos Dom Nivaldo conferiu os dons do Espírito Santo ao Frei Felipe para a missão que ele exercerá na Igreja. Na sequência os demais sacerdotes, um a um, também impuseram as mãos sobre o Frei Felipe, como expressão de participação no mesmo presbitério. Então o bispo proferiu a oração consacratória presbiteral. A seguir, Frei Felipe foi revestido com a estola presbiteral e a casula. Outros pontos que se destacam na celebração, foram a reza da Ladainha, com o Frei Felipe prostrado ao chão, e a unção das palmas das mãos com o óleo do Santo Crisma.

Na Igreja Católica, o presbítero (padre) é aquele que recebe o Sacramento da Ordem em seu segundo grau, sendo o primeiro grau o de diácono e o terceiro grau o de bispo.

Fotos: Marcos Barros / @spiritus Photo

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.