Fale com o animador vocacional

Notícias

21
mar/22

Frei Felipe Barbosa e Frei Thales Ryan são ordenados diáconos

Imagem
Imagem

Na Solenidade de São José - Patrono da Ordem de Santo Agostinho, dia 19 de março, o Frei Felipe dos Santos Barbosa e o Frei Thales Ryan de Carvalho, foram ordenados Diáconos da Igreja na Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil - Ordem de Santo Agostinho (OSA). Um momento muito especial presidido pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, na paróquia Cristo Redentor, em Belo Horizonte, com a participação do Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, de freis da nossa Província, padres, religiosos, familiares e  amigos.

Destacando São José como um fiel e providente servidor, Dom Nivaldo disse que a escolha dessa data para a Ordenação Diaconal é um presente espiritual para ornamentar e fecundar o ministério do serviço da caridade que se inicia. "Entrar para essa missão no dia de São José é uma opção preciosa", disse. E ressaltou: "Quero agradecer muito a Deus por escolherem vocês, Frei Thales e Frei Felipe para ajudar homens e mulheres a experimentar a alegria dessa pertença. Este é o serviço para o qual vocês dois são chamados. Assim como o Senhor chamou José para ser o Diácono de Maria e de Jesus, vocês são chamados por Deus, pela vocação que receberam, para serem Diáconos da Igreja de Jesus. Para servir à Igreja com as características que vocês precisarão cada vez mais aprimorar no próprio exercício da fé". Comentando o lema escolhido para a ordenação: "Pela caridade, colocai-vos ao serviço uns dos outros (Gl 5,13)", dom Nivaldo disse que "é pela fé que os diáconos iniciam o serviço da caridade para o qual o Senhor os cumula abundantemente e para o qual muitos, antes de todos nós, foram enviados".

Em sua fala, o Frei Felipe, que se pronunciou também em nome do Frei Thales, disse que o trecho da Carta de São Paulo aos Gálatas, escolhido como lema da ordenação, os fornece um ensinamento precioso. Lembrou que a caridade deve ser exercida de forma concreta e não como algo teórico ou abstrato. "Ela toca a carne e transforma a vida de cada um de nós." Explicou que é pela proclamação da Palavra e do serviço que o diácono exerce sua missão e ministério. "Ansiamos ardentemente que esta seja a prerrogativa do nosso Ministério Diaconal nas comunidades designadas. Nos colocarmos a serviço dos outros é a plenitude da caridade. É a essência do diaconato."

O Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, ressaltou que uma das funções do Diácono na caridade é rezar. E pediu a todos que se unam em oração. "A oração de todos vocês é muitíssimo importante para a nossa caminhada, para o nosso serviço. Rezem pelo Povo de Deus". E destacando o grave momento histórico que estamos vivendo, pediu orações pela paz no mundo, sobretudo pela paz e pelo fim dos conflitos entre a Rússia e a Ucrânia. "É compromisso de todos nós vencer o ódio, não com violência, mas com amor, com perdão e com a nossa entrega generosa." Frei Luiz também confirmou que o Frei Felipe irá exercer o Diaconato na Paróquia Cristo Redentor, em Belo Horizonte (MG), e o Frei Thales, na Paróquia Santa Cruz, em Chapada do Norte (MG). 

Sobre o processo de formação

O processo de formação inicial na Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil é realizado, geralmente em oito anos, passando pelas etapas do Aspirantado, Pré-noviciado, Noviciado e Professório. Após a Profissão Solene, o religioso é assignado a uma das comunidades da Província e, se vocacionado ao Presbiterado, prepara-se para as Ordenações Diaconal e Presbiteral.

Com a Ordenação Diaconal, o religioso recebe o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Como nos recorda o Vaticano II, "é próprio do Diácono, segundo for indicado pela competente autoridade, administrar solenemente o Batismo, guardar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar o Matrimônio em nome da Igreja, levar o viático aos moribundos, ler aos fiéis a Sagrada Escritura, instruir e exortar o povo, presidir ao culto e à oração dos fiéis, administrar os sacramentais, dirigir os ritos do funeral e da sepultura. " (Lumen Gentium, 29)

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.