Em comunhão com todas as circunscrições da Ordem de Santo Agostinho, nossa Província se alegra e reza de uma forma especial pelo Cardeal Dom Robert Francis Prevost, OSA, o décimo quarto cardeal da história da Ordem de Santo Agostinho.
Dom Robert Prevost, OSA, recebeu do Papa Francisco, no Consistório do dia 30 de setembro, a imposição do barrete e o anel cardinalício. E a diaconia da Igreja de Santa Mônica, em Borgo.
Prefeito do Dicastério para os Bispos, Cardeal Prevost foi inscrito na Ordem dos diáconos do Colégio Cardinalício. Os Cardeais Diáconos são aqueles que servem mais próximos ao Papa, que auxiliam no governo da Igreja em algum Dicastério ou alguma Congregação da Cúria Romana.
"Deus conceda muitos anos de vida ao Cardeal Dom Robert Francis Prevost, OSA, a fim de que possa servir com alegria e generosidade a nossa Igreja, tendo como horizonte maior o Reino de Deus, e um olhar de autêntico pastor para a América Latina, na qual ele serviu quase toda sua vida como religioso, missionário, sacerdote e bispo." (Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, Prior Provincial)
Em entrevista concedida ao Escritório de Comunicação da Cúria Geral, em Roma, o Cardeal Prevost, OSA, disse que “acima de tudo, um bispo deve proclamar Jesus Cristo”. Leia a entrevista aqui.
O Consistório foi realizado poucos dias antes da abertura da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, no dia 4 de outubro, em Roma. A Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil foi representada nos dois eventos pelo Frei Rodrigo Antônio de Jesus, OSA, e pelo Frei Márcio Antônio Vidal de Negreiros, OSA (que também representa a OALA - Organização dos Agostinianos da América Latina e Caribe).
Dom Robert com os Priores Gerais das três ordens agostinianas: Frei Nei Márcio Simon - Agostinianos Descalços; Frei Alejando Moral Antón - Ordem de Santo Agostinho; Frei Miguel Ángel Hernández -Agostinianos Recoletos.
Deus abençoe e fortaleça nosso irmão Cardeal Dom Robert Prevost em sua missão.
Sobre Dom Roberto Prevost:
Dom Robert Francis Prevost, 67 anos, nascido em Chicago, Illinois (EUA), em 14 de setembro de 1955, entrou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (OSA) em 1977, na Província de Nossa Senhora do Bom Conselho, em São Luís. Fez os votos solenes em 29 de agosto de 1981. Estudou na Catholic Theological Union-Chicago, onde se formou em teologia.
Aos 27 anos, foi enviado pela Ordem a Roma para estudar Direito Canônico na Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino (l'Angelicum). Foi ordenado sacerdote em 19 de junho de 1982. Depois de obter a licença em 1984, foi enviado para trabalhar na missão de Chulucanas, Piura-Peru (1985-1986) e em 1999 foi eleito Prior Provincial de sua "Mãe de Província Bom Conselho" (Chicago). Após dois anos e meio, o Capítulo Geral Ordinário o elegeu Prior Geral, ministério que a Ordem lhe confiou novamente no Capítulo Geral Ordinário de 2007. Em outubro de 2013 retornou à sua Província (Chicago) para se tornar Mestre dos Professos e Vigário Provincial, cargos que ocupou até, em 3 de novembro de 2014, O Papa Francisco o nomeou administrador apostólico da diocese de Chiclayo (Peru), elevando-o à dignidade episcopal de bispo titular da diocese de Sufar. É bispo de Chiclayo desde 26 de setembro de 2015.
O Papa Francisco o nomeou membro da Congregação para o Clero em 2019 e membro da Congregação para os Bispos em 2020. Desde 12 de abril de 2023 é prefeito do Dicastério para os Bispos.
Novos Cardeais:
1 - Dom Robert Francis PREVOST, O.S.A. (EUA), Prefeito do Dicastério para os Bispos
2 - Dom Claudio GUGEROTTI (Itália), Prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais
3 - Dom Víctor Manuel FERNÁNDEZ (Argentina), Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé
4 - Dom Emil Paul TSCHERRIG (Suíça), Núncio Apostólico
5 - Dom Christophe Louis Yves Georges PIERRE (França), Núncio Apostólico
6 - Dom Pierbattista PIZZABALLA (Itália), Patriarca Latino de Jerusalém
7 - Dom Stephen BRISLIN, Arcebispo da Cidade do Cabo (África do Sul)
8 - Dom Ángel Sixto ROSSI, S.J., Arcebispo de Córdoba (Argentina)
9 - Dom Luis José RUEDA APARICIO, Arcebispo de Bogotá (Colômbia)
10 - Dom Grzegorz RYŚ, Arcebispo di Łódź (Polônia)
11 - Dom Stephen Ameyu Martin MULLA, Arcebispo de Juba (Sudão do Sul)
12 - Dom José COBO CANO, Arcebispo de Madri (Espanha)
13 - Dom Protase RUGAMBWA, Arcebispo coadjutor de Tabora (Tanzânia)
14 - Dom Sebastian FRANCIS, Bispo de Penang (Malásia)
15 - Dom Stephen CHOW SAU-YAN, S.J., Bispo de Hong Kong
16 - Dom François-Xavier BUSTILLO, O.F.M. Conv., Bispo de Ajaccio (França)
17 - Dom Américo Manuel ALVES AGUIAR, Bispo auxiliar de Lisboa (Portugal)
18 - Rvdo. Ángel FERNÁNDEZ ARTIME, s.d.b., Reitor-Mor dos Salesianos.
Juntamente com eles passarão a ser membros do Colégio Cardinalício dois arcebispos e um religioso que se distinguiram pelo serviço à Igreja:
19 - Dom Agostino MARCHETTO (Itália), Núncio Apostólico
20 - Dom Diego Rafael PADRÓN SÁNCHEZ, Arcebispo emérito de Cumaná (Venezuela)
21 - Pe. Luis Pascual DRI, OFM Cap., confessor no Santuário de Nossa Senhora de Pompeia, Buenos Aires (Argentina)
Imagens: Arquivo Cúria Geral Agostiniana (https://www.augustinianorder.org)