Notícias

31
ago/21

Espiritualidade, vivências e partilhas interligaram as atividades do Mês Agostiniano

Imagem
Imagem

O Mês Agostiniano 2021 foi encerrado no dia 28 de agosto, com a celebração de Santo Agostinho. Foi um mês intenso, em que vivenciamos uma série de atividades que envolveram e interligaram a nossa comunidade ao carisma e à espiritualidade agostiniana. Celebrações, ações solidárias, encontros e partilhas nas paróquias, casas de formação, colégios, obras sociais e setores administrativos, fizeram parte da programação especial em homenagem ao nosso patrono, Santo Agostinho.

Na Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, de Belo Horizonte (MG), a celebração foi presidida pelo Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, com a participação dos freis Paulo Santos Gonçalves, Eustáquio Alves Gouveia, Agenor Chiarinelli, José Maurício da Silva, José Flávio Cassiano, Caio Lima e Paulo Henrique Cintra; além de membros da Fraternidade Agostiniana Leiga e representantes institucionais.

Durante a celebração, o Frei Luiz destacou que no livro Confissões, Santo Agostinho reflete com profundidade o que significa o coração humano. Agostinho descreve o quanto trabalhou para descobrir quem realmente era, sem conseguir chegar a uma conclusão. "Me percebo como uma grande questão." (Santo Agostinho, cf. Confissões).

Frei Luiz ressaltou que Agostinho buscou conhecer a si mesmo profundamente em todos os sentidos. E citando Santo Agostinho, disse: "Não é aquilo que vem de fora que torna impuro o coração do ser humano, mas aquilo que brota, que vem de dentro, aquilo que ainda não está purificado. Que não está lavrado e trabalhado com grande dificuldade. Quem pode conhecer o coração do ser humano se não o espírito que nele está? O coração humano é um abismo. O abismo é uma imagem muito cara para Santo Agostinho pois representa as profundezas do oceano onde há trevas mas onde há, também, animais luminosos."

E citou um trecho da canção Caçador de mim, de Ségio Magrão e Luiz Sá, como uma das músicas populares com sabor mais agostiniano que tem encontrado: Por tanto amor, por tanta emoção, a vida me fez assim: doce ou atroz, manso ou feroz, eu caçador de mim.

"Santo Agostinho é único na lucidez de seu pensamento, na profundidade da sua experiência humana, na sua atualidade. Ele representa aquilo de mais humano e profundo que existe naquele que acredita no amor de Jesus,
que acredita no Deus que Jesus revelou. Ao celebrar Santo Agostinho, que teve um olhar lúcido e uma voz profética sobre a realidade do seu tempo, nós também queremos buscar a inspiração para construirmos uma humanidade nova, baseada nesse respeito profundo, nesta fraternidade universal, na amizade tão agostiniana que nos une. Na atenção à beleza que está no coração de cada ser humano,"
Frei Luiz Antônio.

Confira a celebração:

Confira as celebrações de Santo Agostinho nas nossas paróquias e comunidades religiosas:

- Paróquia Cristo Redentor - Belo Horizonte (MG)

- Fraternidade Santo Tomás de Vilanova - Barreiro - Belo Horizonte (MG)

- Paróquia Santa Cruz - Fraternidade Frei Marcelino Barrio - Chapada do Norte (MG)

- Paróquia Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Bragança Paulista (SP)

- Fraternidade Santo Dias - Diadema (SP)

- Paróquia Nossa Senhora das Graças - Marechal Hermes - Rio de Janeiro (RJ)

- Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia - Engenho Novo - Rio de Janeiro (RJ)

- Paróquia São Pedro - Fortaleza (CE)

- Paróquia Nossa Senhora da Assunção - São Félix do Araguaia (MT)

- Fraternidade Agostiniana Leiga - Belo Horizonte (MG)


Somos uma Escola Agostiniana em Pastoral - Tudo está interligado

O Mês Agostiniano contou com uma programação especial desenvolvida nos centros educativos e ambientes administrativos da Sociedade Inteligência e Coração (SIC), com o tema Somos uma Escola Agostiniana em Pastoral onde tudo está interligado, e lema Um só corpo, uma só alma, um só coração (cf. Santo Agostinho, regra 3).

Estamos interligados pelo fio da história: o que somos hoje é fruto daquilo que Santo Agostinho iniciou e intuiu, e tantos outros continuaram. Estamos interligados pela natureza do que fazemos: educar sob a perspectiva de Jesus Cristo e sua boa nova. Estamos interligados pelo modo como fazemos: o educar agostiniano pretende estar sempre impregnado pelo senso de acolhida, empatia, escuta e respeito entre as pessoas.

Confira as principais atividades:

5 de agosto - Abertura - Somos uma escola Agostiniana em Pastoral: tudo está interligado

Falar sobre nosso patrono Santo Agostinho e nosso jeito de ser e viver em uma Escola Agostiniana em Pastoral, foi a proposta da abertura do Mês Agostiniano 2021, que marcou o início do segundo semestre letivo, de uma forma leve, dinâmica e interativa, no dia 5 de agosto. Como disse o Frei Luiz Antônio Pinheiro em sua palestra, em uma conversa simples e singela, sobre o essencial: Somos uma Escola Agostiniana em Pastoral, onde tudo está interligado. Onde há um só corpo, uma só alma e um só coração (cf. Regra de Santo Agostinho, nº 3). O evento foi realizado em três horários, para envolver todos os colaboradores no clima da Espiritualidade Agostiniana

  • Clique aqui e leia a matéria completa com o vídeo da transmissão.

16 de agosto - Mesa Redonda - A amizade em Santo Agostinho: conceito inspirador da Escola em Pastoral

Um papo sobre a importância da amizade para a Escola em Pastoral. A escola é, por excelência, um ambiente de socialização: nela, aprende-se o saber conviver, em virtude da própria natureza plural e da diversidade de saberes e relações interpessoais ali vivenciadas. Mas, como a amizade e o saber conviver se articulam no cotidiano da escola?

Participantes: Frei José Maurício da Silva, OSA, Lucas Fortunato, agente de pastoral; Joaquim Nogueira, professor de Ensino Religioso, e Jean Carlos Ferreira, coordenador do Departamento de Pastoral e Ações Sociais do Colégio Santo Agostinho - Unidade Contagem.

17 de agosto - Cassicíaco - Na costura da vida, tudo está interligado!

O que você traz no retalho da sua vida? Esta e outras reflexões foram compartilhadas em um encontro de espiritualidade muito especial que envolveu os colaboradores da Cúria Provincial e da sede da Sociedade Inteligência e Coração (SIC), no clima da Espiritualidade Agostiniana: Cassicíaco - Na costura da vida, tudo está interligado!

O encontro foi mediado pelos freis Eustáquio Alves Goveia, OSA, e Tailer Douglas Ferreira, OSA.

- Clique aqui e confira.

23 de agosto - Roda de Conversa Vocacional - Nossa vocação é transformar vidas por meio da educação

A Roda de Conversa foi um bate-papo vocacional caloroso e animado, mediado pelo Jonathan Félix, do Departamento de Evangelização e Pastoral (Depas), do Colégio Santo Agostinho - Unidade Nova Lima, com a participação dos freis José Flávio Cassiano e Tailer Ferreira, da Maria das Dores (Neném) e da Érika Figueredo, do Departamento de Pastoral (Depas), do Colégio Santo Agostinho Belo Horizonte. Também participaram os freis Caio Lima, Paulo Santos (Paulinho), e diversos colaboradores.

Durante a conversa, foram muitas as partilhas sobre o conceito de vocação, o que tem a ver com cada um de nós, o que representa no nosso dia a dia, sobre o chamado - proposta de Deus para nós, e um pouco da história vocacional de cada um.

E você? Sua vida transforma vidas? Qual a sua vocação?

Clique aqui e confira o vídeo.

Agostinianos Presentes na Comunidade

Nas unidade do Colégio Santo Agostinho o Mês Agostiniano é celebrado de uma forma muito especial com diversas atividades. Um exemplo de solidariedade foi o Drive Thru Solidário da ação Agostinianos presentes da Comunidade, realizada no sábado, dia 28 de agosto - Dia de Santo Agostinho. Foram recebidas doações de roupas, alimentos, livros, brinquedos, material escolar, materiais de limpeza e de higiene pessoal, que serão destinados a pessoas em vulnerabilidade social atendidas pela Pastoral Social da Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia de Belo Horizonte, e por projetos parceiros.

Para saber mais sobre Santo Agostinho, acesse a cronologia:

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.