Convivência fraterna, formação e partilha marcaram os encontros dos núcleos da Fraternidade Agostiniana Secular da Província da Consolação durante o mês de setembro de 2026. Esses momentos integram a vivência do carisma e da espiritualidade agostiniana, e fortalecem os laços de amizade entre os participantes.


Em Belo Horizonte, o Núcleo Nossa Senhora da Consolação e Correia reuniu-se no dia 30 de setembro, encerrando o Mês da Bíblia. O encontro foi conduzido por Frei Ricardo Reis, OSA, e contou com a participação de Frei Guilherme Marinho, OSA, que refletiu sobre o tema “A Palavra de Deus: alimento do coração e caminho para a paz na espiritualidade agostiniana”. À luz das Sagradas Escrituras e do pensamento de Santo Agostinho, destacou a importância da Palavra de Deus como fonte de transformação e paz interior. Em sua abordagem, recordou que foi a partir da leitura de Romanos 13,13 que Santo Agostinho experimentou uma profunda conversão, mudando o rumo de sua vida e abraçando plenamente a fé cristã.


A reunião do O Núcleo Santa Mônica, do bairro Marechal Hermes, no Rio de Janeiro, foi sintonia com a celebração da festa de São Nicolau de Tolentino, no dia 10 de setembro, refeltindo sobre a vida e o testemunho de santidade deste religioso agostiniano, reconhecido por sua humildade, espírito de oração e atenção aos mais necessitados. O encontro também promoveu a reflexão sobre questões como os ensinamentos deixados por São Nicolau, a vivência firme da fé no mundo atual e a ação transformadora da fé na vida cristã.
São Nicolau de Tolentino dedicou cerca de trinta anos de sua vida ao ministério na cidade de Tolentino, onde atuou na pregação, na visita aos enfermos e no cuidado com os pobres e marginalizados. Por sua especial devoção às almas do purgatório, foi proclamado padroeiro por Leão XIII.



O Núcleo Santa Clara da Cruz de Montefalco, de Fortaleza, Ceará, e o Núcleo São Nicolau de Tolentino, do bairro Engenho Novo, no Rio de Janeiro, partilharam as experiências vividas durante o II Congresso Nacional das Fraternidades Agostinianas Seculares, realizado em Belo Horizonte/MG. O Congresso reuniu representantes do Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná em momentos de oração, convivência e reflexão, fortalecendo a comunhão entre os fraternos e renovando o compromisso com o carisma, a espiritualidade e a missão do laicato agostiniano no Brasil.
Os encontros reafirmaram o compromisso da Fraternidade Agostiniana Secular com a formação contínua, a vida comunitária e a busca de Deus no caminho da interioridade e da comunhão.
Sobre a FAS
A Fraternidade Agostiniana Secular está organizada em núcleos, vinculados a uma comunidade religiosa agostiniana, que a acompanha:
Núcleo Nossa Senhora da Consolação (Belo Horizonte/MG)
Núcleo Santo Agostinho (Belo Horizonte/MG)
Núcleo Santa Rita (Chapada do Norte/MG)
Núcleo Santa Mônica (Rio de Janeiro/RJ)
Núcleo São Nicolau de Tolentino (Rio de Janeiro/RJ)
Núcleo Beato Estêvão Belessini (Bragança Paulista/SP)
Núcleo Santa Clara de Montefalco (Fortaleza/CE)
Clique aqui e saiba mais sobre o Laicato Agostiniano.