Notícias

12
abr/24

Espaço Cassicíaco: oração e o conhecimento de Deus, em Solilóquios

Imagem
Imagem

Seguindo o estudo da obra Solilóquios, de Santo Agostinho, participantes dos núcleos da Fraternidade Agostiniana Leiga, da nossa Província dialogaram sobre os capítulos de 1 a 5, que trazem a oração e a busca de Santo Agostinho pelo conhecimento de Deus e de si mesmo.

Durante o encontro, realizado no dia 10 de abril, o Frei José Flávio Cassiano, OSA, refletiu com os participantes as chaves de leitura de cada capítulo, destacando os questionamentos de Agostinho acerca do conhecimento de si mesmo, das pessoas a sua volta e, principalmente o conhecimento de Deus: "Amo a ti, somente a ti, busco somente a ti, estou disposto a seguir somente a ti e desejo estar sob a tua jurisdição, porque somente tu governas com justiça." (Prece a Deus, Santo Agostinho, capítulo 2).

Em Solilóquios, Agostinho apresenta dois personagens que dialogam no texto: ele mesmo e a razão.

Frei Jonathan Alves, OSA, também participou do encontro.

Sobre Cassicíaco
Se refere ao tempo vivido por Santo Agostinho quando, aos 32 anos reuniu seu filho Adeodato, sua mãe Mônica e seus amigos em uma propriedade próxima a cidade de Milão, estabelecendo temporariamente ali uma comunidade dedicada aos trabalhos do campo, da casa, ao estudo e a oração.

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.