Finalizando a série de encontros do Espaço Cassicíaco para estudo das obras de Santo Agostinho, o Frei José Flávio Cassiano, OSA, conduziu a reflexão com participantes dos Núcleos da Fraternidade Agostiniana Leiga (FAL), da nossa Província, dia 6 de novembro, sobre os capítulos finais do livro Solilóquios - obra escolhida para aprofundamento neste ano de 2024,.
Durante o encontro foram abordadas questões relativas a cinco capítulos de Solilóquios, e comentada a obra como um todos. Foi uma oportunidade para partilhar as impressões acerca da leitura, os aprendizados, tirar dúvidas, e ouvir a explanação do Frei José Flávio sobre os seguintes temas:
Capítulo XVI: Podem-se denominar coisas melhores com nomes de coisas inferiores?
Capítulo XVII: Algo é totalmente falso ou verdadeiro?
Capítulo XVIII: Acaso o corpo é verdadeiro?
Capítulo XIX: A verdade imortal é argumento para a imortalidade da alma
Capítulo XX: Cremos em algumas coisas; recordamos outras; outras não se percebem
Em Solilóquios, Santo Agostinho trata com frequência de temas como a procura de Deus e da verdade, a imortalidade da alma e a doutrina fundamental da iluminação. Estes pontos mais significativos foram debatidos e o Frei José Flávio deixou em aberto algumas questões: é possivel considerar que Agostinho chega a conclusões precisas no final desta obra? O que este livro nos revela sobre Agostinho, seu jeito de ser, de pensar e de se colocar no mundo?
Também participaram do econtro os freis Caio Pereira, OSA, e Jonathan Alves, OSA.
Clique aqui e confira o exemplar de Solilóquios em PDF, gratuito para download.
Sobre o livro
Em Solilóquios, Agostinho apresenta dois personagens que dialogam no texto: ele mesmo e a razão. Durante o encontro, o Frei Flávio dialogou com os participantes, que puderam interagir, trocar impressões sobre os textos e avançar um pouco mais no estudo desta importante obra, que está disponível para download em nosso site.
Núcleos da FAL da nossa Província:
Frei Walter Ricardo Rotter - Rio de Janeiro/RJ
Nossa Senhora da Consolação e Correia - Belo Horizonte/MG
Nossa Senhora das Graças - Rio de Janeiro/RJ
Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Bragança Paulista/SP
Santa Rita - Chapada do Norte/MG
Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG
Sobre Cassicíaco
Se refere ao tempo vivido por Santo Agostinho quando, aos 32 anos reuniu seu filho Adeodato, sua mãe Mônica e seus amigos em uma propriedade próxima a cidade de Milão, estabelecendo temporariamente ali uma comunidade dedicada aos trabalhos do campo, da casa, ao estudo e a oração.