Realizado pelo Secretariado de Animação Vocacional e Juvenil da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil, de 14 a 17 de novembro, em Belo Horizonte (MG), o encontro tem como eixo de reflexão a eclesialidade da vocação - Como a vocação nasce, se sustenta e está a serviço da comunidade.
Com o tema Ide e anunciai - Viver em comunidade é a nossa missão, e programação com diversas atividades reflexões, oração, partilhas e trabalhos em grupos, o evento conta com a participação de 19 jovens de diversos estados do Brasil.
Durante o ano de 2019, foram realizados dois encontros regionais: um para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e outro para as regiões Norte e Nordeste, quando os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar e conhecer o carisma e espiritualidade dos Agostinianos, por meio de momentos celebrativos, conteúdos temáticos, dinâmicas e atividades.
Neste encontro nacional, a psicóloga Wilma Perini, que acompanha os encontros vocacionais e faz a assessoria psicovocacional para a Província Agostiniana da Consolação há 14 anos, participa conduzindo as atividades psicovocacionais.
Na palestra de abertura, na manhã de sexta, dia 15, com o tema A vocação é um chamado, o Frei Tailer Douglas falou sobre a importância da busca e da inquietude para o discernimento vocacional; sobre os desafios da convivência em comunidade; e sobre a percepção do chamado de Deus na vida de cada um.
Sobre os encontros vocacionais agostinianos, o Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro disse que são oportunidade de discernimento sobre o chamado de Deus para nossa vida. Também, uma importante oportunidade de encontrar outras pessoas que também estão em busca do que Deus quer para suas vidas. "Um dos temas fundamentais é que Deus é quem chama. Ele nos dá muitos sinais para percebermos isso. Só que não acontece de uma hora para outra. é um processo, uma caminhada que fazemos em comunidade de fé que é a igreja. é dentro da igreja que se confirma a nossa vocação. E a partir daí nós vamos descobrindo o que Deus vai pedindo de nós a cada dia da nossa vida.", Ressaltou o Frei Luiz Antônio.
Também participam da organização do evento, os freis Felipe Barbosa, Leandro Santos de Carvalho, Anderson Domingues e Danilo Gomes.