O grupo de senhoras associadas à Oficina de Caridade Santa Rita de Cássia da Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, de Belo Horizonte, iniciou suas atividades de 2023 na última quinta-feira, 1º de março.
Os encontros, inspirados na espiritualidade agostiniana e na devoção e exemplo de fé e caridade de Santa Rita de Cássia, acontecem duas vezes ao mês, com a partilha de vida, momentos de espiritualidade e formação, apresentação de trabalhos artesanais e bordados, confeccionados com muito esforço e carinho por tantas senhoras da comunidade. Duas vezes ao ano acontecem os bazares e o dinheiro arrecado é destinado às obras sociais.
Neste primeiro encontro de 2023 participaram o Frei Márcio Vidal, atual pároco coordenador e o Frei Anderson Domingues, Assistente Espiritual das Fraternidades Agostinianas Leigas e responsável pela Comissão de Associações e Grupos Agostinianos da nossa Província. Os freis agradeceram ao trabalho das senhoras e apresentaram algumas propostas de atividades e celebrações para este ano. Haverá um esforço para que outras senhoras da comunidade possam integrar-se à oficina de caridade Santa Rita, fortalecendo o grupo e colaborando com os trabalhos manuais, bordados e costuras.
História:
As Oficinas de Caridade de Santa Rita de Cássia surgiram em Madri, na Espanha, em 1901. No Brasil, a Oficina foi fundada em 1926 na cidade de São Paulo (SP).
“As Ritas”, como são chamadas as voluntárias, formam um grupo muito especial que atua em nossas paróquias com diversas atividades, entre elas, os trabalhos manuais que vendem em bazares e eventos com renda revertida às Pastorais Sociais e entidades que auxiliam os mais pobres.