Notícias

22
jul/22

Encontro de Professos Agostinianos da América do Sul

Imagem
Imagem

O 1º Encontro de Professos de votos temporários da América dos Sul, foi realizado pela OALA - Organização dos Agostinianos da América Latina, de 18 a 22 de julho, em Cochabamba, na Bolívia.

O encontro foi coordenado pelos Freis Marcelo Ramírez, Coordenador da Região Sul, Frei Fidel Alvarado, coordenador da Região Centro, e Frei Márcio Vidal de Negreiros, coordenador da Área de Formação da OALA. Participaram 24 Professos provenientes da Colômbia, Equador, Perú, Chile, Bolívia e Brasil, além de Formadores, Provinciais e religiosos do Vicariato da Bolívia encarregados da acolhida fraterna na Casa de Encontros Fray Antonio de la Calancha. Do Brasil, participaram os Professos Caio Filipe de Lima, Eduardo José de Oliveira e Flávio Cassiano dos Santos, da nossa Província, e os Freis Cícero Vieira e André Fernández, da Província Agostiniana do Brasil.  

O tema central das reflexões foi: Vivendo em Comunidade Assumimos a Sinodalidade. Contribuíram com as reflexões os seguintes religiosos: 

Frei Márcio Vidal de Negreiros - Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil, com o tema: Vida comunitária e relações interpessoais e intergeracionais.

Frei Argiro Escobar e Frei Óscar Puerto, da Colombia, com o tema: A vivência da interioridade no mundo atual: possibilidades e desafios. 

Frei Edinson Farfán Córdova - Bispo de Chuquibambilla, Perú, com os temas: Os desafios da Vida Consagrada hoje, desde a Assembleia Eclesial da América Latina e a Sinodalidade na Igreja.  

Durante o encontro, foram apresentadas as realidades atuais das diversas Províncias e Vicariatos da América do Sul, suas estruturas, projetos, obras e ações evangelizadoras. 

Foram dias de convivência, integração, partilha de experiência formativas, revitalização do carisma da Ordem na América Latina, protagonismo dos religiosos jovens, fortalecimento da espiritualidade agostiniana e de compromisso com a Igreja Latino-americana.  

O Encontro encerrou-se com uma celebração Eucarística no Santuário Virgem de Urkupiña, na cidade de Quillacollo. 

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.