O EJA - Encontro de Jovens Agostinianos, realizado de 25 a 30 de julho, em Lisboa, reuniu 374 participantes, entre religiosos e religiosas, sacerdotes e jovens de 20 diferentes circunscrições da Ordem de Santo Agostinho. O evento antecede a JMJ - Jornada Mundial da Juventude.
"Levantemo-nos novamente com Cristo" (Santo Agostinho, Sermão aos Catecúmenos sobre o Credo, 3,6), foi o lema do EJA 2023.
No encerramento do evento, Frei Alejandro Moral Antón, Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, disse aos jovens: “Eu os convido a viver sem medo. Não podemos deixar de viver. Vamos viver a vida intensamente! Teremos quedas, sim, mas como nos diz Santo Agostiho, não há outra opção senão levantar e continuar caminhando”.
A delegação da nossa Província viajou do Brasil, ruma a Lisboa, no dia 21 de julho, acompanhada pelo Frei Tailer Ferreira, OSA, pelo Alexandre Oliveira, Coordenador Executivo do Secretariado, e pela Elizabete Teixeira Custodio, Analista de Pastoralidade. Toda a preparação dos jovens foi articulada pelo Secretariado de Animação Vocacional e Juvenil da nossa Província.
Entre os países representados nesta 15ª edição do EJA, estão: Austrália, Brasil, Bélgica, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Filipinas, Inglaterra, Porto Rico, Venezuela, República Tcheca e Portugal.
De acordo com o Frei Edward Daleng, Assistente geral para a África e membro da comissão organizadora deste EJA: "um momento de sinodalidade, de profunda beleza eclesial".
Apresentação de cada uma das circunscrições que lotaram a tenda e o centro desportivo da escola Santa Iría de Azóia, palco deste novo Encontro Juvenil Agostiniano, foi na noite de 25 de julho, entre aplausos, sorrisos e muita alegria. O grupo da nossa Província participou deste momento emocionante.
Diretamente ligado ao carisma da Ordem de Santo Agostinho, cujos pilares são a comunidade, a interioridade, a formação e o serviço à Igreja, o EJA tem como objetivo a evangelização dos jovens e a consolidação de sua formação integral, a partir da experiências de encontro, convivência, missão e testemunhos de fé. As relações de amizade que surgem neste tipo de encontros têm em comum a fé e a espiritualidade agostiniana. Em poucos dias, os jovens que participam do EJA voltarão aos seus países e comunidades de origem, com uma experiência que não esquecerão e com novos amigos que provavelmente levarão para toda a vida.
Durante a palestra que ministrou, Dom Luis Marín, OSA, disse aos jovens para serem corajosos, e darem sua opinião, fazerem propostas e se comprometerem com a vida da Igreja. Também falou sobre a importância de viver a fé em comunidade e continuar a testemunhar quando retornam aos seus lugares de origem.
Nas celebrações e adorações os participantes encontram um momento de intimidade com Deus, para poder partilhar as preocupações e os desejos que estão no coração de cada jovem. Inúmeros jovens com os mesmos valores e crenças se divertem juntos, mostrando que a fé também é alegria e amizade.
Fez parte da programação, a visita ao Santuário de Nossa Senhora, em Fátima, onde rezaram o Terço e participaram da procissão das velas.