Notícias

18
mar/24

Encontro Continental de Animadores Vocacionais e Formadores da Ordem de Santo Agostinho

Imagem
Imagem

A Comissão Internacional para as Vocações e a Formação Inicial da Ordem de Santo Agostinho, em parceria com o Institutum Spiritualitatis Augustinianae (ISA) de Roma/Itália e o Centro de Espiritualidad Agustinos, de Lima/Peru, realizou o Encontro Continental de Animadores Vocacionais e Formadores, de 11 a 15 de março, em Bogotá, na Colômbia. O evento faz parte do Programa Semipresencial de Formação Agostiniana, a nível mundial, e teve como tema "Condiscípulos bajo um solo maestro" (Santo Agostinho, Sermão 134, 1).

O programa tem como objetivo oferecer um plano de estudos que colabora no compartilhamento de experiências de cada realidade onde a Ordem está presente, de maneira que, a partir da colaboração mútua, cada formador e/ou promotor vocacional possa saber aplicar critérios formativos agostinianos em diálogo com as principais áreas do trabalho formativo e vocacional.

Frades das circunscrições agostinianas da América Latina e Caribe participaram de oficinas sobre liderança e pedagogia agostiniana, ministradas pelo Frei Elías Neyra, OSA, da Província Nuestra Senõra de Gracia del Peru, que enfatizou a importância de cada um dos presentes em suas funções para que, além de terem êxito em seus trabalhos, possam inquietar corações como Jesus o fazia.

Frei Elías indicou aspectos a serem trabalhados, como a gestão de tensão e contensão, a liderança de comunhão - agregando todos e, sobretudo, tendo uma sensibilidade para gestar as emoções para que assim os processos formativos possam ser individualizados. E para que cada vocacionado e, também, formandos de nossa Ordem, possam ter meios para fazer seu discernimento.

O encontro contou com a participação do Assistente Geral para a América do Norte e Vigário Geral da Ordem, Frei Joseph Farrel, OSA, e do Assistente Geral para a América Latina, Frei Alexander Lam Alania, OSA. Da nossa Província, participaram os Freis Caio Felipe de Lima Pereira, OSA, José Flávio Cassiano, OSA, e Tailer Douglas Ferreira, OSA.

De acordo com o Frei Caio, o encontro foi uma oportunidade ímpar para partilhar experiências desde as realidades de cada um, bem como vivenciar o carisma e a espiritualidade agostiniana e, assim, desenvolvermos estratégias e planejamentos para continuar irradiando a forma de vida agostiniana para os futuros religiosos que caminham conosco, na Ordem. "Para mim, que estou neste processo de Animação Vocacional e de formação inicial, este programa tem sido muito importante e, de maneira particular, este encontro em Bogotá foi extremamente especial para o meu crescimento."

A Província da Colômbia, anfitriã do encontro, preparou os espaços e recebeu os participantes na Casa de Encontros do  Celam - Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho.

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.