A prática da Ecologia Integral ganha força na área educacional com a iniciativa do Projeto Casa Mãe que teve o seu 1º Workshop de Sensibilização e Formação ocorrido na tarde do dia 14 de março, no Auditório do Museu PUC Minas. O evento teve como público professores e estudantes dos cursos de licenciatura da PUC Minas e foi, também, transmitido pelo canal do YouTube da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC).
A ECOLOGIA INTEGRAL é para nós, agostinianos, o nosso compromisso com a dimensão sagrada da vida, da natureza e do ser humano!
O Projeto Casa Mãe, uma iniciativa da Câmara de Educação Básica, Setor de Animação Pastoral, Câmara de Ensino Superior, em parceria com o Conselho da ANEC e a PUC Minas, tem por objetivo fortalecer a identidade e a missão da educação católica, em plena sintonia com as propostas do Pacto Educativo Global e com a Laudato Si, como forma de chegarmos a uma educação integradora, aliada à ecologia Integral.
O Workshop contou com a participação de Aleluia Heringer, Diretora de Relações Institucionais e ASG da Sociedade Inteligência e Coração (SIC), que também atua como Coordenadora do Projeto Casa Mãe. O Professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, Reitor da PUC Minas e Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, a Professora Elaine Cecília de Lima Oliveira, Coordenadora do Conselho Estadual da ANEC e a Professora Carla Ferreti Santiago, Diretora do Instituto de Ciências Humanas, juntamente com Aleluia, compuseram a mesa de abertura, promovendo um diálogo entre professores, gestores das Instituições convidadas, estagiários e equipe do projeto.
Aleluia abordou a importância da ecologia integral nas escolas através da palestra "Ecologia Integral: O que preciso saber?".
Projeto Casa Mãe e nossas unidades
Durante o ano de 2021 e, novamente, em 2022, estudantes universitários realizam estágio em algumas de nossos Centros Educativos desenvolvendo atividades relacionadas aos seus cursos de licenciatura e que contemplem, também, a ecologia integral. Articuladores do GTEIA - Grupo de Trabalho envolvimento e iniciativa ambiental são os anfitriões dos estagiários.
No workshop, Matheus Leal, professor e articulador do GTEIA, do Colégio Santo Agostinho - Unidade Contagem, e Pâmela Caroline, estudante da PUC-Minas, compartilharam a experiência de 2021. "O estágio é uma etapa muito importante na formação acadêmica e pessoal de todo o estudante. O dia a dia na escola é essencial para a formação de futuros professores. Uma das ações que contamos com a participação da Pâmela foi a atividade do GTEIA, "Diagnóstico socioambiental do entorno", que visa o desenvolvimento de futuros projetos pedagógicos relacionados à ecologia integral nas Unidades", afirma Matheus.
Iniciativas como essa demonstram a capacidade de articulação da comunidade escolar na transformação do ensino em um campo autêntico de abordagens pedagógicas e ações com vistas a minimizar os impactos ambientais e sociais.
Confira alguns registros: