Notícias

13
mar/24

Ecologia Integral: articuladores participam de encontro do Gteias

Imagem
Imagem
Skip Navigation Links

O primeiro encontro do ano dos articuladores do Grupo de Trabalho de Envolvimento, Iniciativa Ambiental e Social (GTEIAS), foi realizado no dia 7 de março, para partilha, planejamento e alinhamento das ações coletivas nas unidades institucionais (administração e Centros Educativos).

O GTEIAS é uma aliança entre dois elementos: a necessidade de representantes de sustentabilidade em todas as unidades da nossa Instituição e uma alusão à teia da vida, na qual tudo está em conexão e todos atentos aos contextos. 

ECOLOGIA INTEGRAL é para nós, agostinianos, o nosso compromisso com a dimensão sagrada da vida, da natureza e do ser humano! Está em nos​sa essência, pulsante no coração agostiniano. Um valor inserido em nossos dias.

Aleluia Heringer, diretora de ASG, abriu o encontro acolhendo os novos articuladores e trouxe uma mensagem especial para todos – um trecho da última encíclica do Papa Francisco, a Laudato Deum:

Ela reforçou com cada articulador sobre o importante papel de animador, de ser uma pessoa que ajuda a criar condições para uma mudança com a intenção de dar vitalidade nas temáticas socioambientais.

O encontro contou com a presença do diretor geral, Márcio Horta,  do Frei Eustáquio Goveia, OSA, representante dos religiosos na diretoria, e do líder de pastoralidade e analista de área do conhecimento, Gustavo Ribeiro.

Márcio levou uma palavra de gratidão à equipe pela dedicação e legado e reforçou:  "Assumimos o compromisso na construção de um legado. O GTEIAS é fundamental e necessário para materializar o que somos e acreditamos." Frei Eustáquio também acolheu os que estão chegando e agradeceu àqueles que continuam na jornada, desejando um excelente 2024 para essa missão!

Ampliação da teia - trabalho em parceria 

Uma das atividades conduzidas pelo GTEIAS - "O Agostinianos Presentes na Comunidade" passará por uma transição no modelo, incorporando Projeto de Vida atrelado ao pilar "Serviço à Humanidade". Por isso, Gustavo fez uma reflexão sobre a realização de ações transformadoras com os estudantes e alinhou sobre a atividade em conjunto. Tendo como referência o Diagnóstico Socioambiental do Entorno, as turmas vão avaliar a comunidade, identificar os problemas existentes e propor resoluções. Será uma importante ação que acontecerá no sábado letivo, 18 de maio. 

 Sensibilizações nas Unidades e nosso objetivo estratégico Socioambiental ASG

Os articuladores foram alinhados sobre as datas de sensibilizações com os professores de suas Unidades com o tema Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) e Gestão de Resíduos  - começaram em dezembro do ano passado e vão até o dia 21 de março. Além disso, foi compartilhada a informação sobre o trabalho que está acontecendo em parceria com a área de Suprimentos com o objetivo de identificar e qualificar os fornecedores de nossa Instituição dentro da perspectiva ASG, como por exemplo, a verificação se possuem cadeia de valor sustentável.

"Ecologia integral é o nosso compromisso"

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.