O Papa Francisco nomeou Dom Helizandro Terán Bermúdez, OSA, Arcebispo da Arquidiocese de Mérida, a cidade mais importante da região dos Andes, na Venezuela. O anúncio, divulgado pela Conferência Episcopal Venezuelana, nesta terça-feira, dia 17 de janeiro, foi recebido com grande alegria, por toda a família agostiniana.
Dom Helizandro estava como Arcebispo coadjutor desde março de 2022. No mesmo dia de seu anúncio, o Papa também nomeou o então Arcebispo de Mérida, o Cardeal Baltazar Henrique Porras Cardozo, para Arcebispo da Arquidiocese de Caracas.
Nascido em Maracaibo, em 7 de junho de 1965, Frei Helizandro ingressou na Ordem de Santo Agustinho, fazendo sua primeira profissão religiosa em 1992.
Três anos depois, em 9 de setembro de 1995, foi ordenado sacerdote . Seu exercício pastoral começou na paróquia agostiniana de Nossa Senhora Do Perpétuo Socorro, em sua cidade natal.
Em 1996, concluiu seus estudos universitários, obtendo o título de Educação Integral, pela Universidade Católica Cecilio Acosta de Maracaibo. Em 1998, concluiu o curso de Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, com menção Summa Cum Laude.
Obteve o bacharelado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma (Itália), em 2000, novamente com uma menção extraordinária pelos seus resultados acadêmicos .
Defendeu, em 2005, sua tese de doutorado em teologia dogmática, com o título Maria Typus Ecclesiae in Doctrina Sancti Augustini.
Em 1999, trabalhou como professor de graduação na Faculdade de Teologia da Universidade Andrés Bello de Caracas, ministrando aulas de Antropologia Teológica e Mistério de Deus. Nesse mesmo ano, foi eleito conselheiro e secretário vicarial do Vicariato dos Agostinianos da Venezuela, para o quadriênio 1999-2002. Durante esse período e até 2006, foi reitor do Colégio San Agustín de Caricuao, mantendo a função de docente e de promotor da pastoral colegiada.
Já em julho de 2010, foi eleito Superior Maior dos Agostinianos na Venezuela, para o quadriênio 2010-2014. Em 2017, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da diocese de Ciudad Guayana.
Frei Terán fala inglês, francês, italiano e alemão.