Notícias

08
mar/23

Dia de Interioridade e Convivência Agostiniana, em Contagem

Imagem
Imagem

Cerca de 100 colaboradores do Colégio Santo Agostinho - Contagem participaram, no dia 4 de março, do DICA - Dia de Interioridade e Convivência Agostiniana. Um encontro que buscou a imersão na espiritualidade agostiniana por meio da oração, reflexão e partilha. Neste ano, o momento se inspirou no tema da pastoralidade: Compaixão, servir à humanidade. Veja abaixo os depoimentos de participantes e também fotos desse momento especial.

"Da semente ao pão, existe o tempo", foi o tema do nosso VIVENCIAL, disse o Frei Maurício. Partindo da Palavra de Deus – "o agricultor lançou  a semente na terra, ele dorme e acorda, de noite e de dia mas a semente germina e cresce, sem que ele saiba como" (Mc 4,27) – assim, nós, educadores, todas as manhãs, tarde e noites, lançamos a semente. De repente, cada um do seu jeito, do seu estilo – não sabemos como – os estudantes crescem e vão pra vida. Alicerçados com as palavras bem ditas,  marcados pelo afeto da semeadura, acreditando no potencial de cada um, nós, educadores agostinianos, entendemos que nossa missão não é iluminar a vida dos estudantes, mas despertar a luz de cada um para que caminhem na vida Iluminados pela própria luz. Nosso Vivencial foi marcado pelo encontro, pela emoção, por reflexões sérias, pela alegria. Com profunda simplicidade, nos alimentamos".

Para o professor Erasto Rosse, o DICA foi INCRÍVEL! Em sua mais positiva e verdadeira concepção. "Estar em contato com os colegas de diferentes setores, em um momento de leveza e descontração promoveu uma atmosfera de partilha, na qual pudemos nos ouvir, expor experiências emocionantes e nos emocionar com as reflexões advindas das conversas promovidas. Uma experiência necessária e modificadora".

"Nossa equipe precisava de um momento como foi o DICA deste ano", relatou o Professor Ilan Miranda. "Após tantas situações pelas quais passamos, fazia-se necessário fortalecer laços e ratificar valores, direções e paradigmas a fim de reforçar a ideia de que estamos no caminho certo, estamos construindo a educação na qual acreditamos. Sou muito grato por ser Santo Agostinho Contagem, pois é nesta instituição que não só discutimos as mudanças por que passam a educação, nós inserimos essas mudanças em nossos planejamentos e ações, construímos estratégias que levam em consideração os impactos dessas mudanças na vida de nossos estudantes e da sociedade na qual se inserem, vivenciamos essas mudanças em nosso fazer pedagógico. Em tempos como os de hoje, ser "sal" requer coragem, comprometimento e cooperação. Coragem para defender a verdade, mesmo que dura e difícil; comprometimento com a ciência e com a ideologia cristã que embasam nossa instituição e balizam nossas ações; e cooperação para ser o apoio daqueles, vez ou outra, acabam passando por provações que os fazem duvidar de sua vocação".

A Professora Mércia Maria de Oliveira, disse que "o DICA foi uma manhã marcada por gestos de amizade onde a descontração garantiu o sentimento de bem-estar gerando envolvimento e participação ativa de todos os colaboradores. Foi possível ouvir ao termino da manhã, que foi um encontro 'leve', agradável, rico de experiências e claro marcadamente agostiniano. As reflexões guiadas por diferentes colegas da casa e reforçadas através das dinâmicas mostraram-se eficazes no que se espera de um dia cujo maior objetivo é a interioridade e a convivência. Foi possível sentir mentes e corações unidos em um só propósito. Vale ressaltar ainda, que esses encontros revelam o potencial humano de cada pessoa, fortalecem o trabalho que se faz com várias mãos, ampliam o sentimento de pertencimento e conexão com a instituição. Então fica a DICA, que tenhamos outros dias de interioridade e convivência agostiniana pois somente assim, a escola poderá viver o que professa: o futuro não é aquilo que está determinado, mas aquilo que sejamos capazes de edificar. (Confissões, livro XI)". 

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.