Cerca de 195 pessoas participaram do XV Congresso Nacional Agostiniano, organizado pela FABRA - Federação Agostiniana do Brasil, entre religiosos, religiosas, leigos e leigas, representando as diversas circunscrições da família agostiniana presentes no Brasil. Foram dias muito especiais de fraternidade, amizade, vivência do carisma e da espiritualidade agostiniana.
O evento foi realizado de 24 a 28 de julho, no Mosteiro de Itaci, em Indaiatuba/SP, com uma série de atividades, entre palestras, dinâmicas, oração, celebração, caminhada profética e convivência fraterna, em torno do tema “Igreja e profetismo à luz de Agostinho - Chamados a ser profetas hoje”. Na celebração de abertura, o presidente da FABRA, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, deu boas-vindas aos participantes.
Da nossa Província, 35 pessoas participaram das atividades e da organização do evento, entre religiosos e leigos.
No dia 25, após a oração da manhã, as circunscrições foram apresentadas em um momento de música e alegria. Em seguida, a palestra "Conceito de Igreja e profetismo", foi ministrada pela Irmã Sueli Bellato, da Congregação de Nossa Senhora - Cônegas de Santo Agostinho. Na Caminhada Profética, cada parada relembrou com leituras, cantos e orações os mártires e profetas do nosso tempo. A missa da noite foi presidida pelo Frei Maurício Manosso, Prior da Província Agostiniana do Brasil.
Frei Luiz Antônio Pinheiro apresentou um contexto histórico, destacando o profetismo de Agostinho que nos inspira até os dias de hoje, na palestra "Agostinho, profeta no seu tempo", dia 26. No mesmo dia, iniciaram as atividades das Tendas - um espaço de reflexão, de encontro, de partilha de experiências e conhecimentos, com os participantes, com os seguintes temas: Juventudes agostinianas: corações ardestes, pés a caminho (Frei Caio de Lima, OSA), Obras Sociais e Seu Profetismo (Cleidy Nicodemos), Pastoral/Paróquia (Frei Cassio Ramon, OSA), Sustentabilidade (Aleluia Heringer), Corporeidade e consciênica (José Donizetti Santos), e Educação: Profetas Agostinianos, turistas ou peregrinos de seu tempo? (Jacqueline Crepaldi e Maria das Dores).
A Celebração Eucarística presidida pelo Frei Getúlio Freire Pereira, Prior da Ordem dos Agostinianos Descalços (OAD), fez memória ao Dia de São Joaquim e Santa Ana, e de todos os avôs e avós, e encerrou as atividades da quarta-feira, dia 26 de julho.
A palestra "Espiritualidade e missão agostiniana", foi ministrada pelo Frei Márcio Sérgio Rocha, mestre em Teologia, doutor em Ciências Patrísticas, e responsável pelo Centro de Estudos Agostinianos da Província do Brasil, na quinta-feira, dia 27.
Ao longo da programação deste dia, retomaram as atividades das Tendas, houve a apresentação da síntese da palestra do dia anterior, e uma noite de confraternização. No fim da tarde, o Frei Márcio Antônio Vidal de Negreiros, da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil, celebrou a Eucaristia e fez a leitura da Carta Compromisso do Congresso, intitulada "Chamados a ser Profetas hoje”, na qual, em sintonia com o Terceiro Ano Vocacional, que tem como tema “coração ardente e os pés à caminho”, foi reafirmado o compromisso de caminharem juntos para fortalecer a identidade, o carisma e a espiritualidade agostiniana e assim, melhor seguir a Jesus Cristo.
No encerramento, dia 28, foram apresentados belíssimos testemunhos de missão e de caminhada nas circunscrições.
Entre os participantes desta 15ª edição do Congresso da FABRA, estavam os pioneiros Frei Jaime Soria Cabeza, Frei Eneas Berieli, Irmã Maria Josefina Casagrande, e Irmã Maria Gonçalves Alves, que estiveram no primeiro encontro de religiosos e religiosas realizado em Itaici, em 1975, que daria início, algum tempo depois, à FABRA. Em homenagem, foi refeita a foto em frente à igreja que marcou o encontro da década de 1970.
Veja mais imagens neste link: https://photos.app.goo.gl/wzYydezgPTUC1qHu9