Notícias

18
jan/24

Comunidades Quilombolas de Chapada do Norte festejam Nossa Senhora Aparecida

Imagem
Imagem

A tradicional Festa de Nossa Senhora Aparecida da Comunidade Quilombola Córrego da Tolda e do Quilombo dos Poções foi realizada no mês de janeiro, pela Paróquia Santa Cruz, de Chapada do Norte/MG.

Com a migração de trabalhadores Vale do Jequitinhonha para outras regiões ao longo do ano, em busca de trabalho em lavouras de café, cana de açúcar e outras atividades, a Festa de Nossa Senhora Aparecida é realizada em outra data para, assim, reunir as famílias. Por isso, as comunidades têm um calendário próprio e concentram as festas religiosas dos padroeiros nos meses de dezembro e janeiro.

O cortejo da festa sai das comunidades para as celebrações nas igrejas e é sempre animado com música, oração e cantoria. O Frei Renato de Freitas, da Paróquia Santa Cruz, e os formandos Flávio, Jonas e Willian, da Fraternidade Santo Tomás de Vilanova, acompanharam as homenagens à padroeira.

Os Quilombos fazem parte da história e da rica cultura do Vale do Jequitinhonha. Preserva a forte manifestação religiosa, presente tanto nos cânticos quanto nas danças.

Paróquia Santa Cruz
Praça Padre José Maria Sacramento, S/Nº - Centro - Chapada do Norte (MG)
Fone: (33) 3739-1133
@paroquiasantacruzdechapada

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.