O CVA - Círculo Vocacional Agostiniano, realizado no dia 23 de junho, refletiu sobre o tema Vocação e Comunidade Eclesial, em um bate-papo descolado e construtivo com o Frei Leandro Santos de Carvalho, OSA.
Frei Leandro é religioso agostiniano da Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil e atualmente reside em Roma, Itália, no Colégio Internacional Santa Mônica. Esta casa é responsável pela formação dos professos simples de várias circunscrições da Ordem que estudam Teologia em Roma.
A oração inicial foi conduzida pelo Frei Caio Pereira, OSA, que através da leitura do Evangelho de Marcos 4, 35-41, convidou os participantes a refletirem sobre as vezes em que Jesus convida a cada um: “Vamos para a outra margem”. E destacou que “ir para a outra margem implica avançarmos, desinstalarmos e assim entrarmos na barca com Jesus. Muitas vezes, temos medos, pressões e tensões que nos prendem na beira da praia. É preciso ter coragem e confiança para ir a outra margem”. Nos processos vocacionais, cada vocacionado é convidado a ir a outra margem, avançando com Jesus nas águas do mar da vida.
Durante o encontro, o Frei Leandro contou um pouco sobre o seu caminho vocacional, bem como a importância de estabelecermos relações com as pessoas de nossas Comunidades Eclesiais. Ele destacou que cada vocação é fruto de uma caminhada da comunidade. Não há vocação que apareça do nada! É necessário, dentro da dinâmica cristã, a caminhada comunitária para que toda vocação seja alimentada, sustentada.
Frei Leandro ainda testemunhou como é a rotina em Roma, seja com as atividades dentro da comunidade religiosa, seja nas atividades pastorais com variados grupos e expressões eclesiais. Ele destacou a alegria de se reunir com religiosos e religiosas latino-americanos que vivem na capital italiana.
Também participaram do CVA o Frei Paulo Gabriel, Frei José Flávio, Frei José Henrique, Frei Allison Silva, Frei Johnata Alves, Frei Ricardo Reis e aspirantes e pré-noviços de nossa Província.