A Diocese de Araçuaí/MG realiza de 21 a 28 de janeiro, a Ação Missionária Diocesana 2023, na Região Pastoral de Pedra Azul, que compreende cinco paróquias.
Uma grande equipe de missionários, composta pelo clero, por religiosos e religiosas, e por leigos, irá atuar em diversas atividades, sobretudo nas visitas às comunidades da Região Pastoral. Para formar a equipe, cada paróquia enviará um grupo de nove representantes leigos.
Entre os preparativos para o evento, a Paróquia Santa Cruz, de Chapada do Norte/MG, acolheu, no dia 14 de janeiro, o Encontro Regional com os missionários, mediado pelo Frei Thales Ryan de Carvalho, OSA.
O sábado, dia 21, primeiro dia da Ação, será dedicado ao aprofundamento Bíblico sobre a temática da missão, à programação e aos encaminhamentos para as atividades práticas nas comunidades. Durante a semana, de domingo a sexta-feira a programação terá celebrações, visita às famílias, encontros de formação - sobretudo à noite, com jovens, crianças e casais; conscientização sobre o dízimo e formação litúrgica, conforme a necessidade da comunidade visitada.
No dia 28, a conclusão será com um momento de espiritualidade, um breve retiro, e a avaliação da Ação Missionária.
De acordo com o Frei Jeferson Felipe Cruz, OSA, "a Ação Missionária Diocesana é um projeto da Diocese de Araçuaí para criar a consciência e o dinamismo missionário da Igreja em saída". Frei Jeferson destacou, também, que a Ação é uma ampliação da antiga Missão do Migrante, que acontecia todos os anos na Diocese.
Na dinâmica da Ação Missionária, a cada ano é escolhida uma paróquia ou uma região pastoral para acolher os missionários participantes.