Notícias

12
jan/24

Celebração encerra jubileu de 450 anos de presença agostiniana no Vicariato da Índia

Imagem
Imagem

O Vicariato Nossa Senhora das Graças, da Índia, celebrou o encerramento do ano jubilar em comemoração aos 450 anos da chegada dos primeiros religiosos agostinianos portugueses a Goa e a posterior criação do Vicariato, realizado em Aluva. A Missa foi presidida pelo Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, Frei Alejandro Moral Antón, OSA, na solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, em 26 de novembro.

A história de 450 anos dos agostinianos na Índia, escrita por frades do Vicariato, foi publicada em um livro lançado durante a cerimônia de encerramento, que também contou com a apresentação de dança e canto, por estudantes das escolas agostinianas indianas.

Um pouco de história

A missão agostiniana na Índia começou em 1572, quando o Padre Antônio de Paixão e um grupo de religiosos agostinianos desembarcaram na costa de Goa. Em menos de um ano fundaram o convento de Nossa Senhora das Graças, onde começaram a missão neste país asiático. Padre Alejo de Meneses, tornou-se Arcebispo, servindo esta diocese de 1595 a 1612, e dando um verdadeiro impulso ao desenvolvimento do projeto missionário. Menos de 60 anos depois, viviam e trabalhavam na Índia 240 agostinianos, com vários conventos e atividades pastorais estabelecidos em Goa.

Uma das áreas onde os agostinianos concentraram esforços desde o início foi na Promoção Vocacional e na formação de futuros religiosos e sacerdotes, construindo centros de estudos especializados para esse fim. Além de desenvolver vocações e do trabalho de evangelização e pastoral, os agostinianos concentraram-se na educação, na promoção social e na inclusão das mulheres, ajudando a plantar a semente do sistema educativo da Índia hoje.

Dados relevantes
O Vicariato de Nossa Senhora das Graças, administra três paróquias, duas escolas e as diversas etapas de formação dos jovens agostinianos. conta com sete comunidades e 47 religiosos.

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.