Notícias

09
abr/24

Celebração de Páscoa e comemorações dos 90 anos do Colégio Santo Agostinho

Imagem
Imagem

A Missa de Páscoa do Colégio Santo Agostinho - Unidade Belo Horizonte, foi um momento significativo para toda a comunidade escolar, que marcou o início das comemorações dos 90 anos do Colégio Santo Agostinho. 

Realizada no dia 4 de abril, às 19h, no Teatro Santo Agostinho, a celebração foi presidida por Frei Jeferson Felipe Gomes da Cruz, OSA, religioso responsável pela Unidade BH, e concelebrada por religiosos da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação e da Província Agostiniana do Brasil. Também estiveram presentes colaboradores da Rede Lius Agostinianos, e a comunidade escolar.  

Com gratidão, celebramos o esforço missionário, a dedicação e a coragem dos freis agostinianos que, há nove décadas, alimentam o sonho de uma educação que transforma vidas, aproxima e potencializa pessoas. Um testemunho de "gente que forma gente", fundamentado nos valores cristãos e no carisma agostiniano.  

Instituições parceiras, que acolhem nosso programa de Voluntariado Pastoral, foram representadas por estudantes durante Liturgia da Palavra, fazendo memória às experiências vivenciadas nas ações do programa, em sintonia com os valores do Evangelho de Jesus e o carisma agostiniano.  

O que isso tem a ver com o Evangelho?   
Em sua homilia, Frei Jeferson reforçou que em nossa Instituição a espiritualidade cristã guia nossas ações e a Palavra de Deus têm iluminado nossos projetos, programas e iniciativas.  

“A nossa Instituição não existe simplesmente para ocupar o ranking no mercado educacional, mas para fazer diferença neste lugar e na sociedade. Vocês podem se perguntar: o que isso tem a ver com o Evangelho?  Tem tudo a ver com o evangelho. Porque a nossa compreensão de educação de excelência não está preocupada simplesmente no vestibular, o Colégio Santo Agostinho não educa para passar no vestibular, educa para passar bem na vida e no vestibular também. Se a gente educasse somente para o vestibular a gente trairia o evangelho porque bastava transmitir conhecimentos científicos. E, além de transmitir tudo isso, com muita qualidade pedagógica, a gente transmite mais, a gente transmite valores do evangelho.  

"...Celebrar uma história de 90 anos, não se resume a esse prédio, a esta casa ou a nós simplesmente. Em 90 anos de história, os freis agostinianos, cada colaborador e cada família fez muito e ainda tem muito a fazer. Esta celebração também é uma prece a Deus para que Ele continue nos iluminando nos próximos 90, 180 e nos anos que virão." 

Luz que ilumina e transforma o mundo  

Ao concluir a celebração, Frei Jeferson enfatizou que as velas distribuídas no início do evento simbolizam a chama da Educação Agostiniana. 

"Elas representam a luz de Cristo, que, irradiando de dentro para fora como Mestre interior, se difunde, ilumina e transforma o mundo. Ao iniciarmos as comemorações dos 90 anos do Colégio Santo Agostinho, renovamos nosso compromisso de propagar essa luz da educação agostiniana: uma educação que potencializa e aproxima as pessoas.” 
 
Celebrações mensais na Capela do Colégio Santo Agostinho  

Além disso, após a cerimônia, o Santíssimo foi entronizado na Capela do Colégio. A partir deste mês de abril, serão realizadas Missas mensais, às 18h30, no local. Confira as datas e participe: 9 de maio, 13 de junho, 11 de julho, 12 de setembro, 10 de outubro, 14 de novembro e 5 de dezembro. 

Conheça a nossa história!  
Nossa história começa com o sonho de oferecer uma educação baseada nos valores cristãos, na fraternidade, no conhecimento e no amor. Em março de 1934, os freis agostinianos abriram as portas do Colégio Santo Agostinho para receber 75 estudantes. Hoje, nove décadas depois, são mais de 8.200 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, nas Unidades do Colégio Santo Agostinho, em uma constante busca por conhecimento, cidadania e dignidade.  

Quer saber mais sobre os 90 anos de história do Colégio Santo Agostinho? Visite a página comemorativa, explore a linha do tempo e reviva momentos marcantes e inspiradores dessa trajetória.   
Acesse: 90anos.santoagostinho.com.br 


+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.