Fale com o animador vocacional

Notícias

30
out/21

Celebração da memória de Santo Dias da Silva

Imagem
Imagem

A Fraternidade Santo Dias, comunidade de Teologia de Diadema – SP, celebrou neste dia 29 de outubro a memória dos 42 anos da morte do operário e líder sindical, Santo Dias da Silva.  

Santo Dias da Silva nasceu no interior paulista. Foi trabalhador rural antes de mudar-se para São Paulo, onde tornou-se metalúrgico e teve sua vida encerrada aos 37 anos, no contexto da ditadura militar. Foi alvo de uma bala disparada à queima-roupa por um policial militar, no início da tarde de 30 de outubro de 1979, durante manifestações na greve dos metalúrgicos por melhores salários. Santo Dias foi um militante católico que ajudou a fundar a Pastoral Operária da Arquidiocese de São Paulo. 

Em 1988 a etapa de formação da Teologia, do então Vicariato Agostiniano da Consolação, foi transferida para a periferia da grande São Paulo, na cidade de Diadema, região conhecida como ABC Paulista. Por ser uma região que concentra grande número de indústrias e marcada pela presença de operários e metalúrgicos, os Freis Agostinianos dedicaram o nome da Fraternidade ao operário martirizado na luta por melhores condições de vida para os trabalhadores.  

No dia 30 de outubro de cada ano ocorrem várias celebrações em memória de Santo Dias. Os Freis do Professório Agostiniano também realizam anualmente uma celebração reunindo lideranças das pastorais e movimentos sociais da região de Diadema, assim conservam viva as lutas e os compromissos por uma sociedade mais igualitária, justa e solidária à luz da Fé e do Evangelho.  

Informações: Frei Márcio Vidal de Negreiros, OSA

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.