Notícias

30
set/22

Capela Santa Rita de Cássia: 50 anos de história, fé e devoção

Imagem
Imagem

Prestes a completar meio século de história, no dia 14 de outubro de 2022, podemos dizer que a Capela Santa Rita de Cássia é fruto de uma belíssima caminhada sinodal da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de toda a comunidade de Marechal Hermes, no Rio de Janeiro/RJ e de nossa Província. Sinodalidade significa caminhar juntos como Povo de Deus. 

Uma história que teve início em 24 janeiro de 1972, quando a Paróquia recebeu de uma família, a doação de um terreno de 1200 metros na antiga rua portão vermelho,189 (hoje rua Santa Rita de Cássia) no bairro de Marechal Hermes, com o pedido de que ali fosse construída uma capela dedicada à Santa Rita de Cássia - santa agostiniana conhecida como a santa das rosas, a santa das causas impossíveis.

Uma missa, em 16 julho, marcou o início da caminhada rumo à construção. E foi incrível a mobilização dos moradores locais e fiéis. Assim, no dia 14 de outubro de 1972, com apenas quatro meses de obras e, superando todas as expectativas, a Capela foi inaugurada com a presença dos freis agostinianos da Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil, que abençoaram o local e entronizaram a imagem de Santa Rita de Cássia, de toda a comunidade, e da banda de música da Policia Militar.

Um breve registro no livro de tombo da Paróquia Nossa Senhora das Graças, descreveu a Capela na época: “De tamanho razoável, composta por uma construção ao lado (casa do caseiro), um pátio grande (quadra de esportes) e um prédio de dois pavimentos. No primeiro funcionava um posto de assistência médica e odontológica atendido por profissionais voluntários, e no segundo um salão espaçoso, que atendia as pastorais com atividades de catequese, crisma, vicentinos e círculo bíblico”.

Em janeiro de 2011 foi implantado a Novena Perpétua de Santa Rita de Cássia. Desde então, a missa de quarta-feira é dedicada a Santa Rita, e os fiéis recebem uma rosa que é abençoada no decorrer da celebração.

Ao longo dos anos a comunidade foi crescendo, movimentando muitos fiéis de diferentes lugares do município e do Estado do Rio de Janeiro. E a Capela também foi passando por melhorias e ampliações para bem acolher o nosso povo.

Em março de 2022 tivemos a graça de receber da Ordem de Santo Agostinho a relíquia de primeiro grau de nossa padroeira.

Registramos aqui os nomes dos freis que fizeram e fazem parte da história da Capela:
Gregório Manrique, Marcelino Barrio, Luciano Nunes, Ismael Fernández, Miguel Gomez, Ademar, Valeriano, Luiz Augusto de Mattos, Paulo Fernando, José de Jesus Saraiva, Antônio Vicente, Dioniso do Carmo, José Maurício Silva, Agenor Chiarinelli, André Zago, José Rodriguez, Arthur Vianna, Haroldo Moreira e Eberson Dionísio Naves.

Celebrações do Jubileu de 50 anos da Capela:

11 de outubro
19h - Missa e abertura da exposição de fotos

12 de outubro - Solenidade de Nossa Senhora Aparecida
19h - Benção da Capelinha peregrina

13 de outubro
19h - Missa com o tema 50 anos de história, fé e devoção

14 de outubro
19h - Missa em Ação de Graças pelo Jubileu de Ouro, Presidida por Dom Orani João Cardeal Tempesta, O. Cist.

São 50 anos de muita força, perseverança e dedicação, trabalhando juntos e vivendo o Evangelho, em uma caminhada sinodal cheia de fé na poderosa intercessão da Santa das causas impossíveis!


+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.