Notícias

16
jan/24

Papa Francisco envia mensagem aos jovens em preparação para o Ano Santo 2025

Imagem
Imagem

A mensagem do Papa Francisco divulgada na terça-feira, dia 14 de janeiro, dá início a um ciclo bienal sobre o tema da esperança que irá preparar os jovens para o Jubileu de 2025. O encontro dos jovens com o Papa (Jubileu dos Jovens), está previsto para 28 de julho a 3 de agosto de 2025.

No texto o Santo Padre lembra aos jovens que eles são "a alegre esperança de uma Igreja e de uma humanidade sempre em caminho"; propõe que meditem juntos sobre a alegria e a esperança, que brotam do mistério pascal; lembra que essa esperança "não é um otimismo fácil e nem um panaceia para os simplórios: é a certeza, enraizada no amor e na fé, de que Deus nunca nos deixa sozinhos".

O Ano Santo de 2025, Jubileu convocado pelo Papa Francisco com lema “Peregrinos da esperança”, teve início com a abertura da Porta Santa, dia 24 de dezembro, na Basílica de São Pedro, em Roma. Oportunidade para experimentar o amor de Deus que perdoa e restaura, confiando na sua graça e na sua vontade.

Cerca de 32 milhões de pessoas devem participar das atividades que têm como destaque especial as seguintes categorias: Famílias, Crianças, Jovens, Movimentos e Associações, Idosos, Avós, Esportes, Doenças e Saúde, Universidades, Mundo do Trabalho, Confrarias, Sacerdotes, Pessoas Consagradas, Católicos Orientais, Catequistas, dentre outros. 

O Jubileu
Evento especial da Igreja Católica que se repete a cada 25 anos, também chamado Ano Santo. Trata-se de um ano de perdão, de reconciliação e indulgência. Os fiéis que se dirigirão e visitarão as basílicas designadas poderão receber a indulgência plenária.

Abertura da Porta Santa
O Jubileu começa com o rito de abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro. Normalmente a porta fica atrás de uma parede que precisa ser derrubada previamente para ela ser aberta. Quando o Ano Santo termina, a porta volta a ser encoberta. Atravessar a Porta Santa é um dos principais gestos dos peregrinos. Representa muito mais que o simples cruzar uma passagem. Quem decide atravessar a Porta Santa quer demonstrar que decidiu recomeçar uma nova vida de fé. A abertura da porta significa que se abre um caminho extraordinário para a salvação. O Papa deve tocar a porta com um martelo 3 vezes enquanto diz: “Aperite mihi leva justitiae, ingressus in eas confitebor Domino”- “Abram-me as portas da justiça; entrando por elas confessarei ao Senhor”.

Preparando o Jubileu
O sub-prefeito do Dicastério para a Nova Evangelização, dom Rino Fisichella estará em Brasília nos dias 29 e 30 de janeiro de 2024. Entre os temas previstos para o encontro, estão os “Desafios para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”; “O Jubileu na Bíblia” e “Perspectivas para o Jubileu no Brasil”. Dom Rino Fisichella irá conduzir as reflexões sobre os anseios do Papa Francisco com o Jubileu, “O que vai acontecer no Jubileu” e “Como operacionalizar o Jubileu da Esperança”.

Inscrições para o encontro: https://app.ciaticket.com.br/e/JUBESPE24

Mais informações sobre Ano Santo de 2025 no sitehttps://www.iubilaeum2025.va/pt.html

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.