Durante o ano de 2022 teremos momentos muito especiais em celebração às ordenações diaconais e presbiterais na nossa Província.
Confira as primeiras datas:
15 de janeiro
Ordenação Presbiteral do Frei Álefe Lucas Vieira Oliveira, OSA
10h - Paróquia São Judas Tadeu, em Caratinga (MG)
Clique aqui e saiba mais
19 de fevereiro
Ordenação Presbiteral do Frei Eberson Dionísio Naves, OSA
18h - Paróquia Nossa Senhora D'Ajuda, em Três Pontas (MG).
19 de março
Ordenação Diaconal do Frei Felipe dos Santos Barbosa, OSA e do Frei Thales Ryan de Carvalho, OSA
9h30 - Paróquia Cristo Redentor, em Belo Horizonte (MG)
Formação:
O processo de formação inicial na Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil é realizado, geralmente em oito anos, passando pelas etapas do Aspirantado, Pré-noviciado, Noviciado e Professório. Após a Profissão Solene, o religioso é assignado a uma das comunidades da Província e, se vocacionado ao Presbiterado, prepara-se para as Ordenações Diaconal e Presbiteral.
Com a Ordenação Diaconal, o religioso recebe o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Como nos recorda o Vaticano II, "é próprio do diácono, segundo for indicado pela competente autoridade, administrar solenemente o Batismo, guardar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar o Matrimônio em nome da Igreja, levar o viático aos moribundos, ler aos fiéis a Sagrada Escritura, instruir e exortar o povo, presidir ao culto e à oração dos fiéis, administrar os sacramentais, dirigir os ritos do funeral e da sepultura. " (Lumen Gentium, 29)
O presbítero (padre) é aquele que recebe o Sacramento da Ordem em seu segundo grau, sendo o primeiro grau o de diácono e o terceiro grau o de bispo.