Notícias

11
abr/24

Biblioteca da Cúria Geral: acervo retrata quase 800 anos de história agostiniana

Imagem
Imagem

A Biblioteca da Cúria Geral Agostiniana, em Roma, guarda um precioso acervo em sua área de quase 400 metros lineares. Pergaminhos do início do século XIII, documentos dos diferentes governos gerais do século XV ao século XX, inúmeros manuscritos relacionados com a história da Ordem. Além de obras de frades agostinianos e colecções homiléticas, mapas, plantas, livros litúrgicos da Ordem, incunábulos, alguns fac-símiles, um importante acervo fotográfico e numismático entre outros materiais.

Este arquivo eclesiástico privado abre suas portas aos religiosos agostinianos e aos pesquisadores credenciados que desejam aprofundar-se na história da Ordem.

Frei Andrés Gómez, da Província Nossa Senhora das Graças, da Colômbia, é o Arquivista Geral da Ordem de Santo Agostinho é o responsável por preservar, valorizar e transmitir o patrimônio documental que é tutelado pela Cúria Geral Agostiniana.

O Bulário da Ordem

É um dos mais valiosos acervos que o Arquivo Geral da Ordem possui e alberga cerca de 700 bulas em pergaminho , entre originais e cópias, que dão razão à relação da Ordem com a Sé Apostólica. Entre esta coleção estão bulas como a Incumbit nobis  e a Licet Ecclesiae Catholicae  que certamente todo frade agostiniano em algum momento de sua formação ouviu falar e que dão razão ao processo que converge na grande união legalmente reconhecida pelo Papa Alexandre IV particularmente através de a bula Licet Ecclesiae Catholicae . “São documentos muito valiosos”, diz-nos o Frei Andrés. “Neles podemos encontrar os dados fundamentais da nossa história, os privilégios e as notas características do nosso serviço à Igreja como Ordem mendicante”.

Os manuscritos da freira Maria Agnese de Foligno

Uma das obras manuscritas mostradas pelo Frei Andrés são os cadernos espirituais da freira agostiniana Maria Agnese Carandente de Foligno . Documentação recentemente fornecida pelo Frei Pietro Bellini, historiador agostiniano, que certamente possuirá uma riqueza singular contida nas reflexões desta irmã sobre a vida espiritual e contemplativa das monjas da Ordem. 

“Nunca imaginei que teria a imensa honra e o privilégio de assumir a responsabilidade do Arquivo Geral”, conta o Frei Andrés Gómez, Arquivista Geral da Ordem de Santo Agostinho.

“Temos que cuidar do que temos, do que os nossos irmãos mais velhos nos deixaram”, salienta depois de nos mostrar as salas que compõem o Arquivo Geral. “Aqui encontramos na escrita a nossa memória histórica, a nossa vida comunitária, a experiência do nosso carisma com os seus desafios e dificuldades, que tivemos que enfrentar como agostinianos ao longo destes quase oitocentos anos de história. Valorizar e transmitir este património documental a todos aqueles que o desejam, especialmente aos nossos irmãos e irmãs da Ordem, é a nossa principal tarefa.” 

Fonte: Cúria Geral Agostiniana (www.augustinianorder.org)

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.