Em Belo Horizonte (MG), os freis Caio Filipe de Lima Pereira, Ivo Cardoso da Silva, José Flávio Cassiano dos Santos, José Maurício da Silva, Paulo Henrique Cintra e Paulo Santos Gonçalves, participaram do 27º Grito dos Excluídos e Excluídas, na quarta-feira, dia 7 de setembro.
O evento tem como tema permanente “Vida em primeiro lugar”. Neste edição, o lema foi “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda já!” A concentração teve início na Praça Afonso Arinos e seguiu até a Praça da Estação, no Centro da Capital Mineira. Os manifestantes pediram mais participação popular, acesso a alimentos, moradia e direitos básicos.
O Grito dos Excluídos e Excluídas é um conjunto de manifestações populares que ocorrem no Brasil, desde 1995, ao longo da Semana da Pátria, que culminam com o Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro. Criado a partir da 2ª Semana Social Brasileira, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a escolha do 7 de setembro como data fixa anual do movimento é um chamado para uma reflexão crítica sobre o Dia da Independência.