Artigos

27
jan/20

Cristo é a nossa consciência histórica

Imagem
Imagem

Toda humanidade é chamada a contribuir para a construção da história. Os nossos gestos, por menores que sejam, são importantes para o desenvolvimento de nossa história pessoal e comunitária. A nossa postura frente à realidade presente passa a ser uma oportunidade para desenvolvermos um mundo mais justo e fraterno, onde os valores essenciais para o crescimento dos seres humanos podem ser vivenciados de forma saudável nos relacionamentos sociais. O questionamento que nos resta é: temos a consciência de que fazemos parte deste projeto maior de construção da história da humanidade? Como a nossa consciência pode nos ajudar a vivenciá-lo de forma mais efetiva?

Para Santo Agostinho, a consciência da realidade humana é algo fundamental para que nos aproximemos de Deus e possamos construir o nosso presente segundo o projeto de Deus para a humanidade. “Escolhe aquelas classes de bens que deve ter o teu coração, enche-o dessas riquezas espirituais que Deus vê, ainda que não as vejam os homens.” (Santo Agostinho in Comentário aos Salmos 53,8). No coração repousam os bens necessários para que o homem, constituído das riquezas espirituais, possa realizar o seu projeto de construção de uma convivência mais harmônica entre os seus semelhantes e a criação de Deus. É dentro de si mesmo que o homem encontra a tranquilidade necessária para o desenvolvimento de suas habilidades pessoais que o colocará em contato com as necessidades históricas da humanidade. É no reconhecimento da presença de Deus no seu mais íntimo que o homem tem a aprovação para enfrentar os desafios e as dificuldades surgidas em seu caminho, confiante de que não se encontra sozinho na construção de uma história mais adequada à vontade e ao projeto de Deus para si e para os demais. “Que seja suficiente a aprovação daquele que te vê interiormente. Como interno é seu amor por ti, assim também interior seja teu amor por aquele que no interior faz surgir a verdadeira beleza.” (Santo Agostinho in Sermão 36,8)

Por isto, a consciência de que somos importantes na construção de uma realidade melhor para si e para os irmãos é muito importante. A consciência do que acontece externamente aos seres deve encontrar a sua resposta no interior dos homens. Assim eles se sentirão motivados a participar ativamente da vida em todos os seus aspectos, através de gestos que resplandeçam ao ‘Cristo interior’ que habita dentro de cada um de nós. “Entra em teu interior, purifica-o, levanta os teus olhos a Cristo que vive dentro de ti, assim ele te escutará.” (Santo Agostinho in Comentário aos Salmos 93,25). A presença de Cristo em nosso interior nos proporcionará a necessária inquietude para sermos solidários aos nossos irmãos, a indispensável tranquilidade para organizarmos as nossas ações neste mundo e a imperativa consciência de que somos responsáveis em construir uma história a partir dos valores cristãos fundamentais de partilha, de justiça e de fraternidade.

“Cristo vê a tua consciência. Ali é onde Cristo ama, onde Cristo fala, onde Cristo castiga e onde Cristo coroa.” (Santo Agostinho in Comentário aos Salmos 44,29). Voltar ao nosso interior é se comprometer com a construção do mundo exterior. Ter consciência da responsabilidade frente às vicissitudes do mundo é se empenhar em uma vivência histórica mais profundamente enraizada no Cristo presente em cada um de nós. É a oportunidade de realizarmos a sua obra no meio da humanidade e de construirmos uma história diferente, onde os valores humano-cristãos sejam a da nossa consciência em uma interação social dinâmica e criativa. Cristo é a nossa consciência histórica. E por habitar em nós, nos chama à responsabilidade pela criação de uma história, onde a solidariedade, a partilha equitativa e os vínculos fraternos sejam o sinal de que Cristo permanece vivo na história e na consciência de todos os homens e mulheres de boa vontade.

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.