A Fraternidade Agostiniana Santo Tomás de Vilanova realizou no último sábado, dia 15 de maio, a Jornada Laudato Si’. Uma iniciativa da Equipe de Formação com o objetivo de proporcionar aos formandos um espaço para leituras e aprofundamento da Carta Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.
A jornada teve início com um momento de oração fundamentado no Capítulo 2 do documento, que versa sobre o Evangelho da Criação. Em seguida foi apresentado o Documentário “A Terra grita: socorro!” preparado pelos próprios formandos e que busca sintetizar as reflexões dos capítulos 1 e 3.
O capítulo 4, coração da encíclica, foi a pauta do intervalo. Enquanto era preparado o lanche da tarde com produtos orgânicos, oriundos da agricultura familiar, foram levantadas várias questões acerca das pequenas mudanças cotidianas, a começar pela alimentação, que todos devemos fazer.
Em seguida, foram refletidas as linhas de orientação e ação propostas no capítulo 5, destacando-se, sobretudo, a importância do diálogo para a mudança de mentalidade e de comportamento.
De acordo como Frei Tailer Ferreira, as reflexões do capítulo 6, sobre Educação e espiritualidade ecológicas, serão desenvolvidas em uma gincana ao longo da próxima semana.
"Oxalá façamos dessa Jornada Laudato Si’ um exercício permanente que nos comprometa sempre mais com o cuidado da Casa Comum, afinal 'o mundo é algo mais do que um problema a resolver; é um mistério gozoso que contemplamos na alegria e no louvor'. (LS 12)", ressaltou o Frei Tailer.
Assista ao documentário: