Abertura da Campanha da Fraternidade em nossas unidades

A Rede Lius Agostinianos iniciou a vivência da Campanha da Fraternidade 2026 nas unidades do Colégio Santo Agostinho, Obras Sociais e unidades administrativas da Província da Consolação, promovendo momentos formativos que integraram espiritualidade, reflexão e compromisso social. Em sintonia com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (João 1,14), a abertura da campanha mobilizou colaboradores e estudantes em torno de um debate necessário e profundamente conectado à missão agostiniana.

No Teatro do Colégio Santo Agostinho – Unidade Belo Horizonte, Frei Jeferson Felipe Cruz, OSA e o diretor Clovis de Oliveira, apresentaram para a Campanha para a comunidade escolar e destacaram o tema e o lema que serão abordados em diversas ações, ao longo deste ano.

Na Sede da Rede Lius, o MIRA (Momento de Interioridade e Reflexão Agostiniana) foi conduzido pela arquiteta e urbanista Ana Carolina Maria Soraggi, coordenadora Administrativo e Imobiliário, e pelo Frei Eustáquio Goveia, OSA. Eles destacaram a relevância da Campanha, apresentaram dados e referências sobre políticas públicas de moradia e refletiram sobre como essa realidade dialoga com as ações educativas e sociais inspiradas pelo carisma agostiniano. A partilha evidenciou que pensar a moradia é também pensar dignidade, pertencimento e justiça social.

Na Unidade Nova Lima, a abertura contou com uma roda de conversa conduzida pelo Professor Bruno Costa, mestre em Geografia e Humanidades e docente da unidade, e pelo Padre Otávio Juliano, doutor em Moral Social e coordenador do Comitê de Bioética da Arquidiocese de Belo Horizonte. Os participantes refletiram sobre os aspectos geográficos, sociais e estruturais da moradia no Brasil e, especialmente, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A obra “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus, foi trabalhada como fio condutor das reflexões, enriquecendo ainda mais o diálogo.

As demais unidades da Rede Lius em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará também realizaram seus momentos de abertura, envolvendo estudantes e colaboradores em celebrações e encontros formativos, com abordagens adaptadas aos diferentes públicos.

A Campanha da Fraternidade se afirma como um itinerário formativo capaz de iluminar práticas pedagógicas, fortalecer vínculos comunitários e inspirar ações concretas em favor da dignidade humana.