Encontro da CAEC reflete sobre a Campanha da Fraternidade 2026

As equipes da Gerência de Identidade e Pastoralidade e professores de Ensino Religioso de unidades da Rede Lius Agostinianos participaram do 21º Encontro da Comissão Arquidiocesana de Escolas Católicas (CAEC), dia 11 de novembro. O encontro propôs flexões sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2026 – “Fraternidade e Moradia” e o lema bíblico “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14).

O encontro, que foi momento de formação, oração e partilha, reuniu educadores e gestores das escolas católicas e também da rede pública de ensino. E contou com a assessoria de dois pesquisadores e agentes pastorais de referência no campo socioeclesial: a professora Sandra Souza, mestra em espiritualidade, escritora sobre catequese e voluntária da Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte; e o professor Eduardo Brasileiro, educador e sociólogo, mestre em Ciências Sociais pela PUC Minas, pesquisador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) e integrante da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC).

Ambos trouxeram em suas falas aspectos importantes sobre os desafios estruturais que atravessam a garantia do direito à moradia no Brasil, reforçando que a habitação é expressão concreta da dignidade humana e da presença de Deus nas realidades vulneráveis.

As contribuições dos assessores abriram espaço para debate entre os participantes, que refletiram sobre os desafios urbanos, as desigualdades habitacionais e o papel das escolas católicas na formação de estudantes comprometidos com o cuidado social, a solidariedade e a construção de comunidades mais justas.

Nova coordenação da CAEC

A partir de 2026, Jonathan Félix, Coordenador de Identidade e Pastoralidade da Rede Lius, assumirá a coordenação das Escolas Católicas da Arquidiocese de Belo Horizonte, passando a conduzir a CAEC. Jonathan já integra o Vicariato para a Educação da Arquidiocese, fortalecendo sua contribuição nos processos pedagógicos-pastorais do território arquidiocesano.