EVAR 2025: Jovens participam do Encontro Vocacional Agostiniano em Belo Horizonte

Em Belo Horizonte/MG, jovens das Regiões Sul e Sudeste do Brasil, que fazem o Itinerário Vocacional na Província da Consolação, participaram do Encontro Vocacional Agostiniano Regional – EVAR, de 19 a 22 de junho. O evento aconteceu na Fraternidade Santo Tomás de Vilanova – Casa de Formação do Professório.

Promovido pelo nosso Secretariado de Animação Vocacional e Juvenil, o EVAR proporcionou aos vocacionados a oportunidade de conhecer e refletir sobre o tema “Peregrinos inquietos: nossa vida e vocação!”, em sintonia com o Mês Vocacional 2025. O encontro também permitiu que os jovens vivenciassem o carisma e a espiritualidade agostiniana no dia a dia da comunidade religiosa, com atividades vocacionais e esportivas, momentos de oração, partilhas e experiências de vida.

Durante o EVAR, os jovens participaram de atividades especiais em Belo Horizonte, como a Torcida de Deus, que celebrou 50 anos e foi realizada pela Arquidiocese de Belo Horizonte no Estádio Mineirão. Também houve a reunião com o grupo da Fraternidade Agostiniana Secular (FAS), que promoveu um encontro fraterno em que jovens vocacionados e os leigos refletiram sobre Santo Agostinho e auxiliaram na organização da Festa Junina, no encerramento. Além disso, conheceram a EPSA – Escola Profissionalizante Santo Agostinho, o Colégio Santo Agostinho – Unidade BH, e visitaram pontos históricos da cidade, como a Praça da Liberdade e o conjunto arquitetônico da Pampulha.

O EVAR foi conduzido pelos Frei Caio Pereira, Frei Davidson Bertuce e Frei Tailer Ferreira, com o apoio dos formandos Frei Allison Silva, Frei Johnata Alves, Frei José Henrique e Frei Ricardo Reis.

No domingo, a celebração eucarística de encerramento foi presidida pelo Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, e concelebrada pelos freis Anderson Domingues, André Zago, Márcio Vidal e Paulo Fernando, na Comunidade Espírito Santo – Paróquia Santo Agostinho, em Contagem.

Agradecimento à comunidade religiosa da Fraternidade Santo Tomás de Vilanova e à Paróquia Santo Agostinho pela acolhida.

Encontro Nacional
No segundo semestre, teremos o EVAN – Encontro Vocacional Agostiniano Nacional, a última etapa do acompanhamento vocacional antes do ingresso no Aspirantado. Participam do EVAN os
jovens que fazem a caminhada de acompanhamento e discernimento ao longo do ano.

Quer saber mais sobre o Acompanhamento Vocacional?
Clique aqui e fale com o Frei Caio Pereira, OSA – Promotor Vocacional.