Em comunhão com milhares de pessoas os freis da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil participam da 1ª Romaria da Arquidiocese de Belo Horizonte pela Ecologia Integral a Brumadinho, dia 25 e janeiro.
Dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, afirmou que as ações em defesa de uma Ecologia Integral devem ser contínuas e fazer parte do compromisso de todo cristão. Também destacou a mensagem enviada pelo Papa Francisco ao povo de Brumadinho, e disse que o problema enfrentado no município de Brumadinho diz respeito a toda humanidade.
A Romaria foi um momento de união, oração e partilha com a participação de caravanas de diversas regiões do Brasil que levaram apoio às famílias das 272 vítimas do rompimento da barragem de rejeitos de minério da Mina Córrego do Feijão.
Durante o trajeto da Romaria, foram lidos os nomes das vítimas e, às 12h28, horário em que a barragem se rompeu, há um ano, centenas de balões vermelhos e brancos foram soltos, colorindo o céu de Brumadinho. Os profissionais que ainda trabalham na localização dos corpos, receberam homenagem especial.
No final da tarde, dom Vicente celebrou Missa com a presença do Arcebispo metropolitano e Presidente da Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo.
Oração do Papa Francisco por uma ecologia integral e pelas vítimas de Brumadinho
O Papa Francisco dedicou mensagem à 1ª Romaria da Arquidiocese de Belo Horizonte a Brumadinho por uma Ecologia Integral, em que pede aos fiéis que rezem pelas 272 pessoas que perderam a vida no rompimento da barragem. No vídeo, o Pontífice lamenta a contaminação do Rio Paraopeba, solidariza-se com o povo de Brumadinho e com a Arquidiocese de Belo Horizonte.