O Papa Francisco nomeou na última quarta-feira, dia 15 de abril, Dom Robert Francis Prevost, OSA, Bispo de Chiclayo (Peru) como Administrador Apostólico da Diocese de Callao (Peru) após aceitar a renúncia de dom José Luis del Palacio y Pérez-Medel, por idade (70 anos).
Dom Robert tem 65 anos e continuará sendo o chefe da diocese de Chiclayo, diocese da qual ele é bispo desde 2015.
Antes de se tornar bispo, Dom Robert Prevost, foi Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho e Prior Provincial da Província Americana Nossa Senhora Mãe do Bom Conselho.
Sobre dom Robert
Filho de mãe espanhola e pai francês, o Dom Robert Prevost nasceu nos Estados Unidos em 1955 e ingressou no Noviciado Agostiniano em 1º de setembro de 1977.
Estudou teologia em Chicago e, em 1982, mudou-se para Roma para continuar seus estudos teológicos. Lá, ele foi ordenado sacerdote em 19 de junho de 1982. Em 1985, ele se formou em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino ("Angelicum") em Roma.
Nesse mesmo ano, foi enviado em missão ao Vicariato Agostiniano de Chulucanas , na região peruana de Piura.
Em 1987, retornou aos Estados Unidos, onde fcou encarregado da promoção vocacional e da obtenção de fundos financeiros para as missões de sua província (especialmente para o Vicariato de Chulucanas).
Em 1988, retornou ao Peru, desta vez a Trujillo, para lançar o projeto de formação comum dos aspirantes agostinianos dos Vicariatos de Chulucanas, Iquitos e Apurímac. Ele foi um dos fundadores da atual comunidade agostiniana de Trujillo.
Em 2001, no Capítulo Geral Ordinário da Ordem de Santo Agostinho, foi eleito Prior Geral , um ministério que a Ordem mais uma vez lhe confiou no Capítulo Geral Ordinário de 2007.
Em outubro de 2013, retornou a Chicago como professor e vigário provincial. O Papa Francisco o nomeou Administrador Apostólico da Diocese de Chiclayo e Bispo Titular da Diocese de Sufar em 3 de novembro de 2014 e, em 26 de setembro de 2015, como Bispo da Diocese de Chiclayo.