Em preparação para o Mês Agostiniano, celebrado em agosto, docentes de Educação Infantil e Fundamental 1 das obras sociais e unidades do Colégio Santo Agostinho, participaram da formação “Conhecendo um pouco mais Agostinho”, ministrada pela professora Jacqueline Crepaldi Souza, na noite segunda-feira, de 20 de julho. Oportunidade para a comunidade educativa conhecer e aprofundar ainda mais sobre o carisma agostiniano, dando a conhecer a figura, vida e obra de Santo Agostinho.
Jacqueline falou sobre a Pedagogia Agostiniana e a importância de se encontrar sentidos para a vida, destacando valores como o amor, a caridade, a solidariedade e a valorização da comunidade. E que Santo Agostinho foi um ser humano que sempre buscou sentido para sua vida, mesmo antes da busca pela conversão. "É importante estimular o crescimento constante dos alunos" ressaltou Jacqueline.
Sobre o tema "Santo Agostinho, dom e compromisso de amor", destacou dois pontos: a interioridade e a inquietude. A interioridade, como ponto principal da Pedagogia Agostiniana, que tem como núcleo o amor. " O amor é o peso que deve nos guiar. O amor muda a vida e é o peso da alma. Ele aciona o movimento e faz a gente caminhar e ter esperança", disse. Já a inquietude agostiniana, é o questionamento. É um pouco do que os jovens trazem consigo hoje. Traduz as insatisfações, os questionamentos no contexto em que se vive em cada época.
No final, deixou como mensagem que a construção de sentidos se faça face a face, juntos, para que seja possível aprender uns com os outros. "Partilhe, divida, escreva, troque atividades e informações para aprender, progredir e continuar sempre", disse.
No encerramento, o Frei Caio Lima, OSA, agradeceu a professora Jacqueline Crepaldi pela partilha sobre a vivência de amor e compromisso de vida de nosso patrono, Santo Agostinho. Agradeceu, também, a todo o corpo docente das nossas unidades educacionais.
Durante a transmissão, os participantes interagiram por meio de um chat, deixando mensagens como:
"Entendo a pedagogia agostiniana como uma grande articuladora do cognitivo (inteligência) e o sentido/compromisso com a vida (coração)".
"Educar no amor e para o amor, essa é a essência agostiniana. Uma educação humanizadora, que vê no outro o rosto de Deus".
"A amizade é uma experiência do absoluto de Deus"
O Mês Agostiniano
Este ano o Mês Agostiniano será unificado para toda a nossa comunidade educativa e terá como tema "Santo Agostinho, dom e compromisso de amor", e lema "O amor é meu peso! (cf. Conf. XIII, 9, 10)". O objetivo do evento é, durante o mês de agosto, celebrar a vida e o legado de Santo Agostinho, nosso Patrono. Além de valorizar a identidade cristã e agostiniana da instituição e fortalecer o conceito de escola em pastoral.
A programação é voltada para fortalecer e consolidar o senso de pertencimento à comunidade educativa agostiniana; dar a conhecer a figura, vida e obra de Santo Agostinho; e aprofundar a compreensão e vivência dos valores agostinianos, em continuidade com a Campanha da Fraternidade 2020: amizade, fraternidade e amor.