Fale com o animador vocacional

Notícias

04
jul/24

2º Seminário Vocacional da CNBB reflete sobre a Animação Vocacional no mundo digital

Imagem
Imagem

Desafios e perspectivas da Animação Vocacional no mundo digital foi o tema do 2º Seminário Vocacional promovido pela Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB - Conferência dos Religiosos do Brasil, por meio do Serviço de Animação Vocacional / Pastoral Vocacional (SAV-PV), de 28 a 30 de junho, em Caucaia (CE).

O Frei Tailer Ferreira, OSA, esteve no evento representando a Equipe Vocacional da nossa Província, junto com cerca de 150 participantes de diversas regiões do Brasil, que vivenciaram este momento importe de trocas de experiência e partilhas acerca da Animação Vocacional.

Temas como a importância do itinerário vocacional no acompanhamento dos jovens, e a presença nos meios digitais, estiveram em destaque nos debates e reflexões do encontro, que contou com a assessoria do Irmão Márcio Costa (Marista), e do Marcus Tullius, coordenador da Pastoral da Comunicação Nacional - Pascom Brasil.

De acordo com o Frei Tailer, os temas tratados no evento reafirmam muito do que se tem realizado na nossa Província em termos de Animação Vocacional, e também chamaram a atenção para alguns pontos, dinâmicas e estratégias que podem ser desenvolvidas para nos ajudar nos desafios de animar as vocações no mundo digital. "Caminhar juntos em sinodalidade, na Animação Vocacional".

Em carta divulgada ao final do encontro, os participantes reconhecem que as transformações digitais marcam a ação evangelizadora, por isso, é preciso fazer com que a Animação Vocacional consiga dar respostas a este tempo, que é um tempo de mudanças.  

O documento convida a Igreja do Brasil entender que a cultura vocacional não é antagónica ao mundo digital, pelo contrário, é por meio dela que pode-se ser, nesses ambientes, presença e testemunho gerando vida vocacional. E que deve-se promover uma comunicação fiel aos valores do Evangelho, entendendo o papel de gerar comunhão e não somente conexão. 

No texto, salienta-se também que é necessário garantir investimentos para o emprego da pedagogia vocacional nas comunidades, levando em consideração a importância das relações humanas e dos processos de comunicação. E que é preciso reconhecer que o itinerário vocacional (despertar, discernir, cultivar e acompanhar) e o acompanhamento personalizado são o caminho seguro para a Animação Vocacional, estimulando a criatividade pastoral para também incorporá-lo nos ambientes digitais. 

Foi discernido, ainda, que, neste contexto histórico de profundas transformações, Deus chama e  envia a uma ação vocacional que passe da resposta à pergunta, dos conteúdos às pessoas, da transmissão ao testemunho, da propaganda à proximidade, das ideias à narração e que seja atenta à interioridade e à interatividade.  
Fonte: www.cnbb.org.br
Fotos: Alex Ferreira / Frei Tailer

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.