Fale com o animador vocacional

Artigos

10
jul/23

O significado de uma Visita Renovação

Imagem
Imagem

De 12 de junho a 6 de julho, a Província da Consolação viveu um momento especial de graça com a Visita de Renovação do Assistente Geral da Ordem Agostiniana para a América Latina, Frei Alexander Lam Alania, OSA.  Começando por Minas Gerais, ele visitou todas as nossas comunidades presentes também nos estados do Mato Grosso, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo.

As nossas Constituições, que são o código de leis da Ordem, explanam o significado desta Visita, que não é apenas uma formalidade: ela tem o objetivo de “promover o bem de cada Comunidade e de cada um dos Irmãos [=Freis], para examinar e fomentar os diversos aspectos da vida religiosa e apostólica, e para suprimir os abusos”. Ela deve acontecer num período suficiente de tempo para que se possa escutar a todos os Irmãos, individual e coletivamente (cf. Const. 278).

A Visita de Renovação, no âmbito de toda a Ordem, é feita pelo Prior Geral ou por um delegado seu, neste caso por Frei Alex Lam, que, além de acompanhar os agostinianos na América Latina, é também Conselheiro Geral, residindo em Roma, onde se encontra a sede da Ordem de Santo Agostinho. Assim, ela deve acontecer no mínimo uma vez durante o sexênio, que corresponde ao prazo do mandato do Prior Geral no governo da Ordem. Também os Priores Provinciais e Vicários Regionais, que exercem seu ofício por quatro anos, devem realizar essa Visita, ao menos duas vezes durante o quadriênio (Const. 279-280).

É de praxe que a Visita comece com um momento de oração, com toda a comunidade reunida. Nesse momento se planeja como se dará a Visita naquela comunidade, as obras e atividades a serem visitadas. É a oportunidade de se conhecer pessoalmente os Irmãos e também as obras e atividades da circunscrição (Província, Vicariato ou Delegação). Um dos pontos da Visita consiste na revisão dos livros próprios das comunidades (Atas, Crônicas, Economia, Missas). Além do contato com os religiosos, o visitador tem a bela oportunidade de conhecer e conversar com os formandos e colaboradores de nossas obras: casas de formação, paróquias, colégios, obras sociais, administração central. No final da Visita a uma comunidade, lavra-se uma ata, para que conste na história. Mas é sobretudo uma ocasião de encontro fraterno, com um profundo significado espiritual.

No caso da Visita de Renovação acontecida recentemente, em seu término, realizou-se uma reunião de avaliação do Assistente Geral com o Prior Provincial e membros do Conselho Provincial. Entre os vários pontos abordados, Frei Alex Lam destacou o clima de proximidade e a fraternidade entre os Irmãos, uma das bases de nosso carisma. Aliás, a vida em comum é o nosso primeiro apostolado.

Nossas Constituições definem alguns princípios fundamentais para a vivência da fraternidade, a saber: a fraternidade na Ordem deve manifestar-se na igualdade de todos os Irmãos, sem admissão de nenhum privilégio ou título honorífico (cf. Const. 7); a fraternidade na Ordem se expressa por meio dos conceitos de eleição, representação e participação (cf. Const. 10); todos os Irmãos são elegíveis para todos os cargos, salvo o direito comum (Direito Canônico) e o direito próprio (constituições, estatutos). Todo Irmão de votos solenes tem o direito e a obrigação, salvo impedimento, de participar direta ou indiretamente nos capítulos locais, vicariais, provinciais e gerais (cf. Const. 282). Os capítulos são as reuniões formais estabelecidas para a dinamização da vida comunitária, onde são tratadas e decididas as questões mais relevantes, de acordo com a instância.

Já tivemos a oportunidade de fazê-lo, mas quero reiterar neste artigo, o nosso agradecimento ao Frei Alex Lam, por sua disponibilidade, interesse, proximidade e fraternidade com que realizou esta tarefa, em nome do Prior Geral, e que foi, de fato, uma Visita de Renovação.

Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA
Prior Provincial



- Texto publicado na coluna Reflexão, do Jornal Inquietude On-line, de julho de 2023.

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.