Fale com o animador vocacional

Notícias

30
jan/23

Dom Robert Francis Prévost, OSA, é nomeado Prefeito do Dicastério para os Bispos

Imagem
Imagem

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou nesta segunda-feira, 30 de janeiro, que o Papa Francisco nomeou Dom Robert Francis Prévost, OSA, Bispo de Chiclayo (Peru), Prefeito do Dicastério para Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL). Na mesma data, o Papa aceitou o pedido de renúncia do cargo, do cardeal Marc Ouellet.

O Dicastério para os Bispos, uma espécie de Ministério da Santa Sé, é o terceiro mais importante na hierarquia do Vaticano. Dom Prévost assumirá suas novas funções a partir de 12 de abril de 2023. 

Antes de se tornar bispo, Dom Robert Prévost, foi Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho por dois mandatos (cf. período), Prior Provincial da Província Americana Nossa Senhora Mãe do Bom Conselho, e esteve no Brasil várias vezes.

O anúncio foi recebido com grande alegria por toda a família agostiniana!

Sobre Dom Robert Francis Prévost

Nasceu em 14 de setembro de 1955 em Chicago, Illinois (Estados Unidos). Dos 18 aos 22 anos, estudou na Villanova University – Pensilvânia, obtendo o título de Bacharel em Matemática (1977) e especialização em Filosofia (1977). Em 1º de setembro desse mesmo ano, ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (OSA), na Província de Nossa Senhora do Bom Conselho, em São Luís. Em 29 de agosto de 1981, emitiu os votos solenes. Durante esses anos estudou na Catholic Theological Union - Chicago, graduando-se com o título de "Master of Divinity, (em Teologia) com menção em Missão Intercultural" (1982).

Em 1987 obteve o grau de doutor com a tese: "O Papel do Prior Local da Ordem de San Agustín", recebendo a qualificação de Magna Cum Laude. Nesse mesmo ano foi eleito diretor de vocações e diretor de missões da Província Agostiniana “Mãe do Bom Conselho” em Olympia Fields, Illinois (EUA); Em 1988 foi enviado à missão de Trujillo para ser o diretor do projeto de formação comum dos aspirantes agostinianos dos Vicariatos de Chulucanas, Iquitos e Apurímac. Lá desempenhou as funções de prior da Comunidade (1988-1992), diretor de formação (1988-1998) e professor de professos (1992-1998).

Depois destes longos 11 anos em Trujillo, voltou aos Estados Unidos porque foi eleito (em 1999) prior provincial de sua Província "Mãe do Bom Conselho" (Chicago). Depois de dois anos e meio, o Capítulo Geral Ordinário o elegeu prior geral, ministério que a Ordem mais uma vez lhe confiou no Capítulo Geral Ordinário de 2007. Assim, por dois sexênios, foi responsável pelo processos de planejamento e gestão da ordem agostiniana em todo o mundo, por isso teve que viajar para diferentes países para participar de todos os capítulos das províncias e vicariatos. Além disso, foi moderador do Instituto "Augustinianum" e responsável pelas relações de sua Ordem com os departamentos vaticanos.

Em outubro de 2013 voltou à sua Província (Chicago) para ser Mestre dos Professos e Vigário Provincial; cargos que ocupou até que o Papa Francisco o nomeou em 3 de novembro de 2014 administrador apostólico da diocese de Chiclayo (Peru), elevando-o à dignidade episcopal como bispo titular de Sufar. Em 7 de novembro tomou posse canônica da diocese na presença do núncio apostólico. E foi ordenado bispo em 12 de dezembro, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, na igreja da catedral. É Bispo de Chiclayo desde 26 de setembro de 2015.

Em 15 de abril de 2020, o Papa o nomeou administrador apostólico da diocese de Callao, "lugar vago" para substituir Monsenhor José Luis del Palacio.

Leia mais:
Dom Robert Francis Prevost, OSA, é nomeado Administrador Apostólico, da Diocese de Callao

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.