A Arquidiocese de Salta, na Argentina, iniciou o processo de canonização do Servo de Deus Frei Salustiano Miguelez Romero, OSA, que trabalhou como missionário no norte do país. Frei Salustiano foi declarado Servo de Deus em 20 de fevereiro de 2021, sendo esse o primeiro passo para sua futura beatificação.
A fase atual do processo, corresponde ao documento de petição e à investigação diocesana sobre a vida e as virtudes heroicas, fama de santidade e sinais do Frei Salustiano, apresentado em 1º de dezembro de 2017 pelo Postulador Geral da Ordem de Santo Agostinho, Frei Josef Sciberras, OSA. Este caminho, percorrido em comunhão com os Freis Agostinianos, é confiado à oração de todos e cada um e os fiéis é convidados a enviar notícias e relatos sobre a vida, virtudes e graças que cada um atribui à intercessão do Servo de Deus e que podem ser úteis à causa, de acordo com o que estabelece o Departamento das Causas dos Santos.
Frei Padre Salustiano Miguelez nasceu em 19 de fevereiro de 1919, em Santibañez de Tera, Província de Zamora, Espanha. Ordenado sacerdote em 23 de dezembro de 1944, trabalhou na Espanha e em Roma, servindo a Ordem Agostiniana.
Em 1972, foi destinado à Argentina, onde atuou na Prelazia de Cafayate, na cidade de Santa María (Catamarca), e na cidade de Salta, onde permaneceu até dezembro de 1999.
Ele morreu de câncer em 16 de dezembro de 1999, aos 80 anos de idade e 64 de vida religiosa.
Oração pela beatificação
Senhor, se for do seu agrado, pedimos-lhe que glorifique o Padre Salustiano Miguelez, OSA com o título de Beato, que através da sua dedicação aos outros soube ser um servidor fiel da sua Igreja. Pedimos isso por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém!
Solicitação
Em vista da instrução de seu processo de canonização, solicita-se aos que obtiverem graças por intercessão do Padre Salustiano, que as comuniquem ao vigário regional da Ordem de Santo Agustinho, na Rua Agüero, 2320 (Buenos Aires/Argentina), pelo telefone (011) 4801-0230 ou pelo e-mail: vicarioregional@sanagustin.org