"O grande segredo da vida é o caminho. E neste belo, encantador e desafiante caminho, eu nunca estive só", destacou o Frei Thales Ryan de Carvalho, OSA, que foi ordenado presbítero (padre), dia 5 de novembro, em uma celebração muito especial, presidida por Dom Eudes Campos do Nascimento, bispo diocesano de São João del-Rei, em Andrelândia/MG. Uma ocasião marcante e muito especial, acompanhada por amigos e familiares, com a participação de padres, diáconos, religiosas, religiosos, seminaristas e vocacionados. Da nossa Província, estiveram presentes o Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, 18 freis e seis formandos. Também prestigiaram a celebração, os prefeitos de Andrelândia e de Chapada do Norte.
A celebração foi no Clube Campestre de Andrelândia. E, nos dias que antecederam a ordenação, o Tríduo Vocacional, foi realizado na Paróquia Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação.
Em sua homilia, Dom José Eudes destacou a caminhada vocacional e a missão do Frei Thales, desde os tempos de catequista, os anos de formação na Ordem de Santo Agostinho, com início no Aspirantado, em Belo Horizonte, em 2014, e suas atividades pastorais, até chegar ao grande dia da Ordenação Presbiteral. Desejando uma fecunda caminhada como um bom pastor para o povo de Deus, dom Eudes aconselhou: "Toma conta com carinho, cuidado, respeito, do rebanho que for confiado a você, zelando pela vida de todas as pessoas que Deus colocar em seu caminho. Acolha a todos de bom grado e seja muito dedicado nessa nova missão. Não exerça com autoritarismo o ministério presbiteral, mas com zelo e paciência, misericórdia, amor e santidade. Prezado Thales, consagre ao amor a sua vida e o seu ministério!"
"Que as pessoas, olhando para a sua vida, seus gestos, suas palavras, suas ações, possam reconhecer em você um legítimo representante de Jesus Cristo. Que o seu coração seja cada vez mais semelhante ao coração de Jesus, ao coração do Bom Pastor que realmente dá a vida por todas as suas ovelhas" , disse Dom Eudes.
Frei Thales iniciou seu pronunciamento dizendo que "a nossa vida é feita de diversos momentos. No entanto, os momentos mais marcantes são aqueles vivenciados com amor, pelo amor e no amor. Assim foi a minha vida ao longo desses nove anos de formação. E, o que deu sentido a este dia de hoje foi ter vivido cada momento". Agradecendo a presença de cada um em sua caminhada, disse que o grande segredo da vida é o caminho e que neste belo, encantador e desafiante caminho, ele nunca esteve só. Destacou, também, a importância de seus familiares, com os quais aprendeu que "a beleza está na simplicidade, na humildade, na gentileza, na honestidade. Obrigado por terem sempre me apoiado e acreditado em minha vocação."
Sobre o lema da ordenação "Avançai para águas mais profundas" (Lucas 5,4), explicou que avançar, lançar-se ao alto, lançar redes, indicam movimento, como fizeram os discípulos, como Deus fez. "O que gera esse movimento é o que hoje me fez tornar-me presbítero. Um movimento que nos permite avançar para aguas mais profundas é amor. Hoje, não só eu, mas todos vocês avançaram para águas mais profundas e nós fizemos isso por amor." E, encerrando, ressaltou que "tudo que é feito por amor é como uma tatuagem desenhada na alma. Tudo que é feito com amor se eterniza. E hoje tenho a certeza que cada um de vocês está eternizado em meu coração. Meu muito obrigado."
No pronunciamento do Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, veio a confirmação de que o Frei Thales continuará seu ministério, por enquanto, na Paróquia Santa Cruz, em Chapada do Norte/MG. Destacando a importância da promoção vocacional, Frei Luiz reforçou o pedido de Dom José Eudes para que todos rezem pelas vocações e pelos Ministros Ordenados, para que sejam fiéis e possam servir com alegria. E ressaltou que um dos pilares da espiritualidade agostiniana é estar em plena comunhão com a igreja local, no serviço à Igreja.
- Veja como foi a celebração: https://flic.kr/s/aHBqjAegbe
Tríduo vocacional:
O Tríduo pelas vocações, que antecede a Ordenação Presbiteral, foi celebrado nos dias 1, 3 e 4 de novembro, como uma ocasião muito especial de comunhão com a comunidade de Andrelândia.
No primeiro dia, foi rezado o Terço Vocacional, e a Missa foi presidida pelo Frei Tailer Douglas Ferreira, OSA, com o tema "A inquietude e a interioridade no despertar vocacional"
A vida comunitária - Beleza da Vida Religiosa Consagrada, foi o tema do segundo dia, que teve na programação, a Hora Santa Vocacional, a exposição do Santíssimo Sacramento, adoração e bênção,
e Missa presidida pelo Frei Alberto Carlos Gonçalves, OSA.
O encerramento do Tríduo, no dia 4, teve como tema "O ministério Ordenado à luz do apostolado agostiniano", com a Hora Santa Vocacional, a exposição do Santíssimo Sacramento, adoração e
bênção, e Missa presidida pelo Frei Felipe dos Santos Barbosa, OSA.
- Clique aqui e confira mais imagens.
Rito de ordenação:
De acordo o Pontifical Romano, o rito de ordenação sacerdotal ou presbiteral, é dividido em etapas dentro da Celebração Eucarística: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos, entrega da patena e do cálice, seguidas do abraço da paz pelo bispo e recepção do novo presbítero pelos seus irmãos padres.
Pela imposição das mãos Dom Eudes conferiu os dons do Espírito Santo ao Frei Thales para a missão que ele exercerá na Igreja. Na sequência os demais sacerdotes, um a um, também impuseram as mãos sobre o Frei Thales, como expressão de participação no mesmo presbitério. Então o bispo proferiu a oração consacratória presbiteral. A seguir, Frei Thales foi revestido com a estola presbiteral e a casula. Outros pontos que se destacam na celebração, foram a reza da Ladainha, com o Frei Thales prostrado ao chão, e a unção das palmas das mãos com o óleo do Santo Crisma.
Na Igreja Católica, o presbítero (padre) é aquele que recebe o Sacramento da Ordem em seu segundo grau, sendo o primeiro grau o de diácono e o terceiro grau o de bispo.
Fotos: Lucas Gabriel/PASCOM