Fale com o animador vocacional

Notícias

01
set/22

TEMPO DA CRIAÇÃO 2022: ESCUTAR A VOZ DA CRIAÇÃO

Imagem
Imagem

Como Família Agostiniana, celebramos o Tempo da Criação em todo o mundo e em comunhão com a Igreja, de 1º de setembro - Dia Mundial de Oração pela Criação, a 4 de outubro - festa de São Francisco de Assis. Neste ano, em que o tema é “Escutar a voz da criação” , o Papa Francisco faz um pelo para a mudança dos estilos individuais de vida e também dos modelos de consumo e produção, inclusive com o apoio das cúpulas das Nações Unidas que acontecem no segundo semestre no Egito e no Canadá.

"Durante este Tempo da Criação, rezemos para que as cúpulas COP27 e COP15 da ONU possam unir a família humana para enfrentar decisivamente a dupla crise do clima e da diminuição da biodiversidade.”

O Tempo da Criação é um tempo de renovação da nossa relação com a criação e com o Criador, através da conversão, da oração e da ação. É um período de rezarmos pela Mãe Terra, de avaliarmos nossas ações e de estarmos juntos em oração com nossos irmãos e irmãs cristãos de outras denominações. É o momento propício para melhorarmos nossas práticas em relação ao meio ambiente, derrubar barreiras preconceituosas e antropocêntricas, de aproximarmo-nos mais de Deus e da natureza.

Escutar a voz da criação:
Esta voz, segundo o Papa Francisco se tornou um coro de gritos em decorrência dos maus-tratos humanos: grita a Mãe Terra, gritam as criaturas, gritam os mais pobres e, entre eles, os povos indígenas, e grita a futura geração. Esses clamores são provocados pelos nossos excessos consumistas, que impactam diretamente nas mudanças climáticas.

“Na base de tudo, deve estar a aliança entre o ser humano e o meio ambiente que, para nós fiéis, é espelho do amor criador de Deus, destacou o Papa, que também reforçou por meio de uma importante mensagem ao Povo de Deus: “Quero pedir, em nome de Deus, às grandes empresas extrativas – minerárias, petrolíferas, florestais, imobiliárias, agro-alimentares – que deixem de destruir florestas, zonas úmidas e montanhas, que deixem de poluir rios e mares, que deixem de intoxicar as pessoas e os alimentos.” (Papa Francisco)

A Ecologia Integral é um dos valores da Ordem de Santo Agostinho. Em nossa Província, desenvolvemos diversas ações no Ilali - Centro de Referência Agostiniano em Ecologia Integral. Um espaço conceitual, fruto da união de forças, conhecimentos e experiências em uma grande teia de cooperação para inspirar e fazer acontecer o cuidado com a nossa Casa Comum

O comitê ecumênico sugere um guia de celebração do Tempo da Criação. Clique aqui para obter o material.

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.